CidadesGovernador do Piauí assume compromisso com alfabetização na idade...

Governador do Piauí assume compromisso com alfabetização na idade certa em seminário

-

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O seminário visou promover a reflexão a respeito da liderança do governo na alfabetização das crianças na idade certa.

O governador Wellington Dias participou, na quarta (06), em ambiente virtual, da mesa de encerramento do Seminário da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc).

O evento, que aconteceu nestes dias 05 e 06 de outubro, teve como tema “O Estado como Indutor da Alfabetização das Crianças e Lideranças Estratégicas do Governante”, com presença de governadores, secretários e secretárias dos estados participantes do Parc e as equipes envolvidas no programa.

Wellington Dias

A mesa visou promover a reflexão a respeito da liderança do governo na alfabetização das crianças na idade certa. É de grande importância o comprometimento do governo na implementação de ações que visam a priorização da alfabetização em todos os municípios. No Piauí, o PRO Alfabetização e o ICMS Educação são resultados desse comprometimento.

O chefe do Executivo destacou a importância do firmamento da alfabetização das crianças na idade certa. “A alfabetização na idade certa é a garantia de que cada uma dessas crianças, ainda no primeiro momento da escola, já dominando e aprendendo a escrita e a leitura, conseguindo interpretar ao escrever, faz uma grande diferença para a vida. Faz uma diferença na educação no Ensino Fundamental, Médio, Superior e concursos. Mas também, para o mundo do trabalho, da ciência e da criatividade. É nisso que o Piauí acredita e em razão disso fizemos uma parceria com 223 municípios, que garantem apoio com investimentos para material, qualificação dos profissionais, para assegurar as condições de ter um desenvolvimento maior já a partir da alfabetização na idade certa”, declarou Wellington Dias.

Durante sua fala no Seminário, Dias, no âmbito de Nordeste, reafirmou o compromisso de investimentos na área de integração tecnológica das escolas e atualização dos professores para o melhor ensino dos estudantes. “Estamos com um projeto arrojado voltado para a conectividade em todos os municípios do Piauí. É um passo muito importante, nós temos que preparar nossas crianças, adolescentes e universitários e isso exige uma formação especializada muito grande desde a assistência técnica à qualificação dos professores”, afirmou o gestor estadual.

A Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc) tem como objetivo possibilitar um salto no número de alunos alfabetizados na idade certa, por meio do apoio às secretarias estaduais de educação, em uma iniciativa que abrange alunos do último ano da Educação Infantil e dos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. O programa foi pensado pelo Instituto Natura, Fundação Lemann e a Associação Bem Comum, que a partir de 2019 passaram a contar com o apoio de 10 estados. Nesta parceria é oferecido suporte técnico e apoio às secretarias estaduais de educação, para que os estados, em regime de colaboração com seus municípios, possam desenvolver políticas públicas com foco na alfabetização das crianças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Justiça do Ceará concede liberdade a DJ Ivis, responderá processo por violência doméstica

O produtor musical passou quatro meses preso. A Justiça do Ceará concedeu liberdade, nesta sexta-feira (22/10), a DJ Ivis após...

Guadalupe realiza aula de revisão para a prova SAEB 2021 com alunos do 5º e 9º ano

Professores do município e uma equipe da Consultoria AV. Moreira auxiliaram cerca de 320 alunos nas disciplina de Português...

Em reunião com presidente do Senado sobre ICMS, Wellington Dias defende gasolina a R$ 4,50

Os govenadores apresentaram como alternativa, para reduzir o valor do combustível, a capitalização do fundo de equalização do combustível. O...

Flávio Dino é eleito para a Academia Maranhense de Letras

Flávio Dino vai ocupar a cadeira de número 32 que era ocupada, até 2020, por Sálvio Dino, pai do...
spot_img

Aliados aconselham Ministro Paulo Guedes a salvar biografia e deixar governo

Agora, a leitura na Economia é de que Guedes deveria utilizar o espaço que terá no Congresso Nacional como...

Professora da Uespi ganha prêmio internacional com pesquisa sobre babaçu

Pesquisa avaliou a atividade antimicrobiana do corante no mesocarpo do babaçu. A professora do curso de Enfermagem da Universidade Estadual...
spot_img

Posts Recomendados