Governador Rafael Fonteles sanciona regularização fundiária para pescadores

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A legislação também cria o Cadastro Geral das Comunidades Tradicionais Pesqueiras do Piauí.

O governador Rafael Fonteles sancionou a Lei Nº 8.383, de 20 de maio de 2024, que tem como objetivo reconhecer e proteger as comunidades pesqueiras no estado. A legislação promove a regularização fundiária de áreas ocupadas em Teresina por essas comunidades tradicionais, resguardando sua função social e preservando a identidade cultural. Além disso, a lei visa proteger o meio ambiente, estabelecendo procedimentos para a identificação dos territórios tradicionais pesqueiros.

Com base na nova lei, são consideradas comunidades tradicionais pesqueiras os grupos sociais que se autoidentificam como tais e cuja pesca artesanal constitui a principal fonte de renda e subsistência. Segundo a lei, essas comunidades utilizam extensões de terra ou corpos d’água para habitação, atividades produtivas, preservação ambiental e reprodução de espécies. Além disso, os territórios tradicionais pesqueiros desempenham um papel fundamental na manutenção do modo de vida dessas comunidades.

A legislação também visa melhorar a qualidade de vida das comunidades pesqueiras, tornando-as aliadas na preservação ambiental. Manguezais, apicuns, salgados, matas ciliares, lagoas costeiras e marginais são ecossistemas beneficiados pela lei. Além disso, a criação do Cadastro Geral das Comunidades Tradicionais Pesqueiras do Piauí permitirá estratégias para ampliar a atividade pesqueira, incluindo linhas de crédito e assistência técnica, visando à geração de emprego e renda. Em resumo, a Lei Nº 8.383 representa um marco importante para as comunidades pesqueiras do Piauí, garantindo seus direitos e contribuindo para a preservação ambiental.

O projeto, de autoria do deputado estadual Rubens Vieira, demonstra o compromisso do estado com a valorização socioeconômica desses grupos tradicionais e a promoção de um desenvolvimento sustentável.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Rafael Fonteles e Wellington Dias fazem 1ª reunião institucional com mais de 200 prefeitos do Piauí

O evento busca consolidar uma rede de parcerias e fortalecer a cooperação institucional para enfrentar desafios e implementar políticas...

Fingers e novo pátio de aeronaves do Aeroporto de Teresina já estão em funcionamento

As obras do Aeroporto de Teresina (THE) seguem a todo vapor e em fase de finalização. A solenidade de...

Rádio faz parte do cotidiano de 79% da população brasileira, diz pesquisa

Estudo Inside Audio 2024 feito pela Kantar IBOPE Media aponta que 69% dos ouvintes gostam de se conectar ao...

Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29 de novembro

Com a adesão ao Edital PGDAU nº 7/2024 da PGFN, empresas podem ter descontos de até 100% em juros...
spot_img

Bitcoin ultrapassa US$94 mil pela primeira vez

O valor subiu após uma reportagem apontar que a empresa de mídia social de Trump estava em negociações para...

Piauí é modelo de gestão previdenciária no Brasil

O estado é um dos mais avançados na implantação da Unidade Gestora Única. A Fundação Piauí Previdência (Piauíprev) recebeu, nessa...
spot_img

Posts Recomendados