Governador Rafael Fonteles sanciona regularização fundiária para pescadores

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A legislação também cria o Cadastro Geral das Comunidades Tradicionais Pesqueiras do Piauí.

O governador Rafael Fonteles sancionou a Lei Nº 8.383, de 20 de maio de 2024, que tem como objetivo reconhecer e proteger as comunidades pesqueiras no estado. A legislação promove a regularização fundiária de áreas ocupadas em Teresina por essas comunidades tradicionais, resguardando sua função social e preservando a identidade cultural. Além disso, a lei visa proteger o meio ambiente, estabelecendo procedimentos para a identificação dos territórios tradicionais pesqueiros.

Com base na nova lei, são consideradas comunidades tradicionais pesqueiras os grupos sociais que se autoidentificam como tais e cuja pesca artesanal constitui a principal fonte de renda e subsistência. Segundo a lei, essas comunidades utilizam extensões de terra ou corpos d’água para habitação, atividades produtivas, preservação ambiental e reprodução de espécies. Além disso, os territórios tradicionais pesqueiros desempenham um papel fundamental na manutenção do modo de vida dessas comunidades.

A legislação também visa melhorar a qualidade de vida das comunidades pesqueiras, tornando-as aliadas na preservação ambiental. Manguezais, apicuns, salgados, matas ciliares, lagoas costeiras e marginais são ecossistemas beneficiados pela lei. Além disso, a criação do Cadastro Geral das Comunidades Tradicionais Pesqueiras do Piauí permitirá estratégias para ampliar a atividade pesqueira, incluindo linhas de crédito e assistência técnica, visando à geração de emprego e renda. Em resumo, a Lei Nº 8.383 representa um marco importante para as comunidades pesqueiras do Piauí, garantindo seus direitos e contribuindo para a preservação ambiental.

O projeto, de autoria do deputado estadual Rubens Vieira, demonstra o compromisso do estado com a valorização socioeconômica desses grupos tradicionais e a promoção de um desenvolvimento sustentável.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí tem a menor taxa de casamentos do Brasil, diz IBGE

Estado registrou queda de mais de 11% em relação a 2023; maioria das uniões é entre pessoas de sexos...

Comissão do Senado aprova PEC do fim da escala 6×1

Proposta prevê repouso semanal de dois dias para trabalhadores e a redução gradual para a jornada de 36 horas...

Com apoio do vereador Felipe Vieira, Câmara recebe estudo acadêmico sobre bairros de Floriano

A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara Municipal de Floriano contou com a participação da estudante de Direito Maria...

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...
spot_img

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...
spot_img

Posts Recomendados