Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Governadora do Piauí autoriza pagamento do passivo do Fundef aos profissionais da educação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Será repassado aos profissionais da educação 60% dos recursos pagos pelo Governo Federal nos anos de 2022, 2023 e 2024.

A governadora Regina Sousa (PT) sancionou a Lei Estadual Nº 7.887/2022, que autoriza o pagamento extraordinário do Passivo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) aos profissionais da educação com os repasses a serem recebidos em 2022, 2023 e 2024. A lei foi sancionada e publicada no Diário Oficial no dia 8 de dezembro, após passar pela Assembleia Legislativa.

FOTO: GABRIEL PAULINO

“A destinação dos recursos extraordinários a serem recebidos pelo Estado do Piauí nos anos de 2022, 2023 e 2024 em decorrência de decisão judicial relativa ao cálculo do valor anual por aluno oriundo da distribuição dos recursos do fundo e da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), previstos na Lei Federal nº 9.424, de 24 de dezembro de 1996, dar-se-á na forma desta Lei”, diz o texto.

Os recursos repassados pelo Governo Federal serão aplicados na manutenção e desenvolvimento da educação básica e na valorização dos profissionais do magistério.

Abono

Será repassado aos profissionais da educação, na forma de abono, o valor correspondente a 60% do montante a ser recebido pelo Piauí em 2022, 2023 e 2024. Terão direito os profissionais do magistério da educação básica que estavam em cargo, emprego ou função, integrantes da estrutura, quadro ou tabela de servidores do Estado do Piauí, com vínculo estatutário, celetista ou temporário, desde que em efetivo exercício das funções na rede pública do Estado durante o período em que ocorreram os repasses a menor do Fundef 1997-2006.

Também serão contemplados os aposentados que comprovem efetivo exercício na rede pública escolar do Estado do Piauí durante o período em que ocorreram os repasses a menor do Fundef 1997-2006, ainda que não tenham mais vínculo direto com o Estado do Piauí, e aos herdeiros, em caso de falecimento destes profissionais.

Por Thaís Guimarães/GP1

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Justiça manda Prefeitura de Teresina pagar R$ 19 milhões a empresa de limpeza

Decisão impõe prazo de 15 dias para quitação da dívida referente a dezembro de 2024. A Justiça do Piauí determinou...

Rafael e Themístocles se preparam para reunião decisiva sobre eleição de 2026

Em meio à definição da chapa majoritária para 2026, o governador Rafael Fonteles (PT) vai se reunir, nos próximos...

Jerumenha avança no planejamento de ações contra queimadas com apoio da Semarh

Por Gleison Fernandes. Na última quinta-feira, 26 de junho, o prefeito de Jerumenha, Júnior Nato, participou de uma reunião sobre...

Sala do Empreendedor de Guadalupe recebe Selo Diamante, maior certificação do Sebrae

Sala do Empreendedor é reconhecida nacionalmente pela excelência no acolhimento e orientação aos empreendedores. A Sala do Empreendedor do município...
spot_img

Presidentes da Câmara e do Senado vão ao STF defender emendas impositivas em audiência

Reunião foi convocada pelo ministro Flávio Dino, relator de ações sobre a obrigação de execução das propostas de parlamentares...

Após pagamentos irregulares, prefeita e secretários de Canaveira voltam a receber salários por meio de medida cautelar

Veja os detalhes do caso completo. O Tribunal de Contas do Estado do Piauí autorizou que a prefeita de Canavieira,...
spot_img

Posts Recomendados