Governo descumpre ação movida pelo PP e TJ-PI determina suspenção da cobrança de ICMS sobre energia solar

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Decisão do desembargador Sebastião Ribeiro Martins beneficia consumidores piauienses

O Tribunal de Justiça do Piauí determinou, nesta terça-feira (9), a suspensão imediata da cobrança de ICMS sobre o excedente de energia solar gerada e compensada por consumidores piauienses. A decisão, assinada pelo desembargador Sebastião Ribeiro Martins, atende a uma ação movida pelo partido Progressistas contra o Governo do Estado do Piauí, que vinha prejudicando centenas de consumidores em todo o estado.

Apesar de uma liminar expedida em outubro deste ano já garantir a suspensão da cobrança, o Estado alegava que “não havia sido notificado” e continuava realizando a cobrança do imposto, juntamente com a concessionária Equatorial Distribuidora de Energia.

Divulgação

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins reconheceu o descumprimento da decisão anterior por parte do Governo do Estado. Em sua nova decisão, determinou a imediata suspensão da cobrança de ICMS sobre o excedente de energia solar, beneficiando consumidores que utilizam sistemas de geração própria e estavam sendo cobrados de maneira considerada irregular.

“Determino que o Governo do Estado do Piauí e a concessionária Equatorial Distribuidora de Energia cessem, de forma imediata, integral e incondicionada, a exigência de ICMS incidente sobre a energia elétrica excedente injetada na rede de distribuição e posteriormente compensada por unidade de mesma titularidade, no âmbito do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE). Advirto que o descumprimento das determinações aqui fixadas caracteriza violação de ordem judicial, sujeitando-se às sanções previstas no art. 536, §1º, do CPC, inclusive multa diária e responsabilização pessoal dos gestores públicos ou concessionários responsáveis”, afirma trecho da decisão.

Para Margarete Coelho, advogada responsável pela ação em nome do Progressistas e da Associação Piauiense de Energia Solar (Apisolar), a medida representa uma vitória para a justiça tributária e para a sustentabilidade no estado. “Estamos diante de uma cobrança sem respaldo legal, que fere a Constituição do Piauí e penaliza quem investe em energia limpa e sustentável. O Estado não pode desestimular quem escolhe gerar sua própria energia e contribuir com o futuro do Piauí e do planeta. O Tribunal reafirmou e ampliou a tutela cautelar ao reconhecer a ausência de fato gerador de ICMS na compensação de energia entre unidades de mesma titularidade, alcançando integralmente todas as rubricas tarifárias, e determinou a cessação imediata e incondicionada da cobrança, advertindo o Estado e a concessionária quanto à incidência de multa e à responsabilização pessoal de seus gestores pelo descumprimento”, declarou.

A decisão reforça o entendimento de que a cobrança do ICMS sobre o excedente de energia solar compensada é indevida, assegurando o direito dos consumidores piauienses que optam por fontes de energia limpa.

Veja a decisão

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mesmo condenada por decisão do STF, Câmara dos Deputados rejeita cassação do mandato de Carla Zambelli 

Plenário da Câmara manteve a parlamentar no cargo apesar de sentença da Suprema Corte. Condenada a dez anos de...

Câmara Municipal de Jerumenha é inaugurada em solenidade prestigiada por autoridades

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugurou, na noite desta quarta-feira, 10 de dezembro,...

Piauí vai receber R$ 2 bilhões para obras na saúde, educação e saneamento

Recursos serão destinados por meio do Novo PAC Seleções e do Fundo de Investimento e Infraestrutura Social (FIIS). O Piauí...

“Vence a agiotagem”, diz ministro Boulos sobre taxa Selic em 15% ao ano

Esta é a quarta reunião consecutiva que o colegiado mantém a taxa básica de juros no atual patamar. Boulos...
spot_img

Câmara salva mandato de Glauber Braga e suspende o parlamentar ao invés de cassá-lo

Na terça-feira (9), o deputado foi retirado à força da cadeira da Presidência na Mesa Diretora após se negar...

Contribuintes têm até segunda (15) para garantir descontos de até 95% em multas e juros pelo Refis 2025

O programa possibilita que pessoas físicas e jurídicas regularizem pendências fiscais com condições especiais referentes a ICMS, IPVA, ITCMD...
spot_img

Posts Recomendados