Guarda Municipal tem poder de multar e fiscalizar no trânsito, decide STF

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As Guardas Municipais podem exercer o poder de Polícia de Trânsito, impondo multas e fiscalizando ruas das cidades.

A decisão foi tomada por unanimidade pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O plenário do STF, também, declarou constitucional o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

Apesar da decisão, a Prefeitura de Teresina ainda não considera atribuir nesse momento essa nova função à GCM. Ao Cidadeverde.com, no entanto, o secretário municipal de Governo (Semgov), Michel Saldanha, não descartou a possibilidade para o futuro.

Guarda Municipal tem poder de multar e fiscalizar no trânsito, decide STF

“Não estamos ainda vendo necessidade de poder incrementar, nesse momento, as atribuições da Guarda. Isso não significa que em um momento posterior, dependendo da necessidade e conveniência do município, não possamos fazer esse incremento”, explicou Michel Saldanha.

Neste sentido, o secretário destacou que o efetivo de 352 guardas da GCM deve continuar atuando prioritariamente na segurança patrimonial.

“Achamos que devemos é aprimorar essa função da Guarda, tanto que fizemos agora o programa Parque Seguro, pois queremos que a Guarda esteja mais próxima desses equipamentos públicos, contribuindo com a segurança do município”, disse Saldanha.

No Brasil, as polícias de trânsito têm o papel de realizar o policiamento ostensivo e a fiscalização de trânsito. E, ainda, promover segurança por meio de ações de educação.

A questão foi levada ao Supremo pela Associação Nacional dos Agentes de Trânsito do Brasil (AGTBrasil), que pedia a declaração de inconstitucionalidade da Lei Federal 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais).

Segundo o relator da matéria, o ministro Gilmar Mendes, os municípios tem autonomia para criar a guarda municipal, bem como definir sua estrutura e funcionamento.A lei deixou a cargo de cada município a decisão de criar ou não sua própria guarda e definir sua estrutura e seu funcionamento.

No entendimento do relator, a fiscalização do trânsito é de competência das prefeituras municipais, que podem delegar essa função a uma entidade criada para essa finalidade ou delegar a uma outra pasta da gestão pública municipal.

Em sua última visita ao Piauí, o ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou elaboração de um Projeto de Lei para incluir as Guardas Civis Municipais no rol de órgãos que integram o sistema nacional segurança pública.

A promessa aconteceu durante sua palestra no Encontro Norte e Nordeste de Guardas Municipais (Enneguam). Na oportunidade, o ministro se comprometeu em ampliar o apoio aos municípios para a estruturação das suas guardas. Ele citou editais na ordem de R$ 250 bilhões para a aquisição de armamento, veículos e outros investimentos.

Com informações do STF

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...

Deputados aprovam pedido de empréstimo de US$ 600 milhões do Governo do Piauí

Segundo a justificativa do Executivo, o valor será utilizado na reestruturação da dívida estadual. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...

Sala do Empreendedor de Jerumenha é certificada com Selo Ouro pelo SEBRAE

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Jerumenha foi certificada com o Selo Ouro de...
spot_img

Veículos com mais de 20 anos de uso não vão pagar mais IPVA

Emenda constitucional foi promulgada nesta terça-feira O Congresso Nacional promulgou hoje (9) a Emenda Constitucional 137/25 que isenta veículos com...

Como o refrigerante sem açúcar pode prejudicar sua Dieta e metabolismo

Pesquisa associa consumo de bebidas adoçadas artificialmente à esteatose hepática; especialista explica como a 'compensação calórica' atrapalha a perda...
spot_img

Posts Recomendados