Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Juiz vai ouvir testemunhas na ação que pede a cassação do prefeito e vice de Marcos Parente

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por Gleison Fernandes.

O juiz Breno Borges Brasil, da 46ª Zona Eleitoral, realiza nesta terça-feira (29) a audiência de instrução da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que pede a cassação do prefeito reeleito de Marcos Parente, Gedison Alves Rodrigues, e do vice-prefeito Maurício Reis Ribeiro Moreira. A audiência está marcada para as 8h30.

A AIJE aponta uma série de irregularidades cometidas durante o pleito de 2024, incluindo abuso de poder político, econômico e dos meios de comunicação. Entre as principais acusações, destaca-se o uso indevido da máquina pública para promoção pessoal do gestor. De acordo com a ação, contratos de publicidade institucional teriam sido utilizados para beneficiar eleitoralmente o prefeito, além da realização de eventos públicos e da distribuição de benefícios sociais em período vedado, como a perfuração de poços artesianos e a concessão de bolsas de estudo.

Juiz vai ouvir testemunhas na ação que pede a cassação do prefeito e vice.

A denúncia também relata a entrega de materiais de construção a eleitores, o que configura possível captação ilícita de votos, e a promoção de shows e eventos de campanha com distribuição gratuita de alimentos e bebidas. Outro ponto levantado é o suposto uso de servidores públicos em atividades eleitorais e o aumento expressivo de contratações temporárias durante o ano eleitoral.

Um aspecto que chama atenção na investigação é o crescimento desproporcional do eleitorado em comparação à população do município. Segundo a ação, o número de eleitores teria ultrapassado 93% da população total de Marcos Parente, levantando suspeitas sobre possíveis transferências irregulares de títulos eleitorais.

Diante dessas alegações, a ação pede a cassação dos registros de candidatura ou diplomas dos investigados, a declaração de inelegibilidade por oito anos e a aplicação de multas. Os autores do processo solicitaram ainda a realização de diligências, com a requisição de informações a órgãos públicos e empresas mencionadas nos fatos investigados.

Pedido de adiamento negado

O advogado de defesa do prefeito tentou adiar a audiência, alegando a existência de outro compromisso processual no mesmo dia, às 9h15, perante a 5ª Zona Eleitoral de Oeiras-PI. No entanto, o juiz indeferiu o pedido, ressaltando que a audiência da AIJE foi agendada desde março e, portanto, deveria ter prioridade.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Transporte escolar de Floriano segue indefinido apesar de licitação de R$ 7 milhões

A licitação aberta pela Prefeitura de Floriano para contratação de empresa responsável pelo transporte escolar, no valor superior a...

Copom deve manter taxa Selic em 15% ao ano e encerrar ciclo de alta de juros

Agentes do mercado esperam a taxa Selic fique nos atuais 15%, mas divergem sobre o momento em que o...

Tribunal de Contas da União vai avaliar acompanhamento do Bolsa Família em estados e municípios

O Tribunal de Contas da União (TCU) enviará 15 mil questionários a secretarias estaduais e municipais de Saúde, Educação...

Brasil sai do Mapa da Fome da ONU: conquista histórica reflete políticas públicas eficazes

Em apenas dois anos, o Governo do Brasil reduziu a insegurança alimentar para menos de 2,5%, retomando trajetória de...
spot_img

Brasil está conversando “com reserva” com os Estados Unidos, diz Alckmin

Vice-presidente afirmou que plano de socorro está em elaboração A quatro dias da entrada em vigor da tarifa de 50%...

Entidade tem o poder de derrubar o tarifaço de Donald Trump contra o Brasil; saiba como funciona

Se o presidente americano cumprir a chantagem inédita na história das democracias ocidentais, os produtos brasileiros exportados passarão a...
spot_img

Posts Recomendados