Justiça cancela audiência de ação penal eleitoral da vereadora Tatiana Medeiros após anulação de prova

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A justiça também determinou que o Ministério Público Eleitoral (MPE) se manifeste sobre a existência de provas independentes que sustentem a acusação.

A Justiça Eleitoral de Teresina cancelou, na segunda-feira (7), a audiência de instrução e julgamento da ação penal que investiga a vereadora Tatiana Medeiros e seu namorado Alandilson Passos por lavagem de dinheiro e outros crimes. A decisão foi tomada após o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) anular um relatório financeiro que servia de base para a acusação.

A audiência estava marcada para os dias 13 a 17 de outubro de 2025. A justiça também determinou que o Ministério Público Eleitoral (MPE) se manifeste, em até 10 dias, sobre a existência de provas independentes que sustentem a acusação. Além disso, solicita:

  • O recolhimento dos mandados de intimação que ainda não foram cumpridos;
  • e que o MPE também se posicione sobre o pedido da defesa de Alandilson Passos para revogação da prisão preventiva;

A defesa dos réus argumenta que a ação penal eleitoral teve origem em um inquérito policial que recebeu provas da Operação DENARC-64, baseada na prova anulada pelo TJPI.

“A Tatiana só está nessa por conta do ex-namorado, e o Alandilson só está nessa por causa de outra pessoa, que é conhecido como Passarinho [Erisvaldo Cruz da Silva]. Na semana passada o TJPI pegou todo o processo do Passarinho e disse ‘tá tudo nulo. Vocês obtiveram as provas de maneira ilícita’. Todo o processo é baseado nesse relatório financeiro e o TJ já decidiu que ele é nulo”, afirmou Edson Araújo, advogado da vereadora.

Decisão do TJPI

A suspensão da audiência foi motivada pela decisão do TJPI, que considerou ilegal um relatório financeiro usado como base na investigação de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

O documento, chamado de Relatório de Inteligência Financeira (RIF), foi solicitado sem autorização judicial, ainda na fase inicial do processo, o que contraria uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o uso desse tipo de informação.

Segundo o TJ, a forma como o relatório foi obtido configura uma “pesca probatória”, quando se busca provas sem uma justificativa legal clara. Por isso, o tribunal aplicou a chamada Teoria dos Frutos da Árvore Envenenada, que determina a anulação de provas obtidas de forma ilegal e de todas as que foram geradas a partir delas.

Com isso, documentos e decisões que se basearam nesse relatório também foram invalidados.

Agora o Ministério Público Eleitoral terá que revisar todas as provas e verificar se há elementos válidos que sustentem a acusação. Se não houver, o processo pode ser encerrado por falta de justificativa legal.

Pedido negado

A Justiça Eleitoral do Piauí negou o pedido da vereadora Tatiana Medeiros (PSB), que cumpre prisão domiciliar, para sair de casa e se reunir com seu advogado. A decisão foi publicada pela 98ª Zona Eleitoral de Teresina no Diário da Justiça Eletrônico desta segunda-feira (6).

A vereadora pediu autorização para ir ao escritório do advogado nos dias 7, 8 e 9 de outubro, para se preparar para a audiência de instrução e julgamento da ação penal eleitoral. Tatiana é ré por organização criminosa, corrupção eleitoral e outros crimes.

Relembre o caso

Tatiana foi presa em 3 de abril, após mandado de prisão preventiva expedido em 23 de março. Em 3 de junho, a Justiça autorizou prisão domiciliar por motivo de saúde, com medidas cautelares.

De acordo com a Polícia Federal, a campanha que elegeu Tatiana para a Câmara de Teresina, em outubro de 2024, foi financiada com “recursos ilícitos de uma facção criminosa”.

A Justiça Eleitoral afastou Tatiana do cargo. O suplente Leondidas Júnior (PSB) assumiu a vaga após 60 dias, como determina o regimento da Câmara de Teresina.

Enquanto esteve presa no Quartel do Comando Geral, Tatiana passou mal e precisou ser internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e no Hospital da Polícia Militar (HPM).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mutirão da Saúde em Manoel Emídio realiza 600 exames preventivos em parceria com o SENAR

A Prefeitura de Manoel Emídio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Serviço Nacional de...

Paulo Henrique Pinheiro é eleito novo reitor da Uespi

Ele obteve 67,71% dos votos válidos, a candidata Lucineide Barros obteve 32,29%. O professor Paulo Henrique Pinheiro foi eleito, nesta...

Frei Gilson receberá título de cidadania piauiense aprovado pela Alepi

Será o segundo título de cidadania no Nordeste que o frei receberá, a mesma homenagem foi proposta pela Assembleia...

Bertolínia amplia ações do Novembro Azul e reúne homens da Comunidade Placa em encontro informativo

A Prefeitura de Bertolínia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na última segunda-feira (10) o 1º Encontro...
spot_img

Deputado Marcus Vinícius e secretário Chico Lucas alinham ações para fortalecer a segurança de Floriano

Floriano recebe investimentos estratégicos para fortalecer a segurança Por Leônidas Amorim - Colunista do Portal Cidade Luz Em uma ação conjunta...

Joel Rodrigues rebate acusações de Fábio Novo e destaca “silêncio seletivo” do PT

Presidente do Progressistas critica insinuações sem provas contra Ciro Nogueira e questiona omissão do deputado em casos envolvendo aliados...
spot_img

Posts Recomendados