Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Liminar derruba Renan Calheiros da relatoria da CPI da Pandemia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Justiça acolheu pedido de liminar feito pela deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP).

A Justiça Federal de Brasília determinou na segunda-feira (26) que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) não poderá ser relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, que está marcada para ser instalada nesta terça-feira (27) no Senado Federal. A Justiça acolheu uma ação popular ajuizada pela deputada Carla Zambelli (PSL-SP).

FOTO: JANE DE ARAÚJO / AGÊNCIA SENADO

Na decisão, assinada pelo juiz Charles Renaud Frazão de Moraes, o magistrado acolheu os argumentos apresentados por Zambelli de que Renan não poderia ser o relator pelo fato de ser pai do governador de Alagoas, Renan Filho (MDB).

A CPI da Pandemia pretende investigar ações e omissões do governo federal no combate à Covid-19 e também o uso de verbas da União por governadores e prefeitos, ou seja, o governador de Alagoas, Renan Filho, pode se tornar alvo do inquérito. 

Na sexta-feira (23), o senador Renan Calheiros se declarou parcial para relatar temas sobre o estado de Alagoas na CPI. 

Renan vinha sendo apontado como favorito à relatoria da investigação por fazer parte de uma articulação de senadores independentes e de oposição que formam maioria entre os 11 parlamentares titulares da CPI. O mesmo grupo também pretende tornar Omar Aziz (PSD-AM) o presidente da comissão, enquanto Randolfe Rodrigues (Rede-AP) deve ficar na vice-presidência. 

Desde que o nome de Renan surgiu como favorito para relatar a CPI, o governo se moveu politicamente para tentar impedir que isso acontecesse. Em entrevista exclusiva à CNN nesta segunda-feira (26), o deputado federal e ex-ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG) defendeu que Renan não tem “nenhuma condição” de ocupar a relatoria. 

Além de Renan, o senador Jader Barbalho (MDB-PA) também é pai de um governador, Helder Barbalho (MDB-PA). Jader Barbalho deverá integrar a comissão como suplente. 

‘Medida esdrúxula’

O senador Renan Calheiros foi às redes sociais para criticar a decisão.

“1) A decisão é uma interferência indevida que subtrai a liberdade de atuação do Senado. Medida orquestrada pelo governo Jair Bolsonaro e antecipada por seu filho. A CPI é investigação constitucional do Poder Legislativo e não uma atividade jurisdicional.

2) Nada tem a ver com Justiça de primeira instância.
Não há precedente na história do Brasil de medida tão exdrúxula como essa. Estamos entrando com recurso e pergunto: por que tanto medo?”

Por Caio Junqueira, CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mãe de Marília Mendonça comenta perda da guarda do neto para Murilo Huff: ‘Voltei a viver o luto’

O cantor Murilo Huff, pai da criança, entrou com uma ação de modificação de guarda. O caso ocorre quase...

Maranhense Rayssa Leal brilha em Brasília para ficar com título de etapa da SLS

Brasiliense Felipe Gustavo é o campeão entre os homens Na primeira oportunidade na qual Brasília recebeu uma etapa da Liga...

Começam nesta segunda-feira as inscrições do Fies para o 2º semestre

São 44 mil vagas para financiar graduação em faculdades privadas Começam nesta segunda-feira (14) as inscrições para o processo seletivo...

Prefeito de Simplício Mendes desmente lista do Karnak e confirma apoio a Ciro Nogueira e Júlio César

Por Gleison Fernandes. O prefeito de Simplício Mendes, Márcio Moura, contestou publicamente uma lista divulgada pelo Palácio de Karnak que...
spot_img

Brasil tentará reverter tarifa de 50% imposta por Trump às exportações, diz Alckmin

Nos próximos dias governo federal se reunirá com o setor privado. O governo federal vai trabalhar para reverter a imposição...

Ataque hacker derruba sistemas da UFPI e afeta serviços acadêmicos

Um ataque cibernético derrubou, temporariamente, diversos serviços institucionais da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O caso foi registrado por...
spot_img

Posts Recomendados