Lula se reúne com lideranças indígenas do Mato Grosso do Sul

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Terra da etnia indígena vem sofrendo ataques de grupos armados nos últimos dias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com ministros e lideranças Guarani-Kaiowá do Mato Grosso do Sul (MS) na manhã deste sábado (10). O território indígena da etnia vem sofrendo com constantes ataques de grupos armados no município de Douradina (MS).

Lula recebeu uma comitiva com 10 integrantes Guarani-Kaoiwá. Nessa semana, ele também já havia determinado o início de uma força-tarefa por parte do governo para acompanhar a situação das terras demarcadas na região e para trazer mais segurança aos povos indígenas.

Lula em reunião com lideranças indígenas – Foto Ricardo Stuckert

No encontro, Lula prometeu aos líderes Guarani-Kaoiwá que o governo vai resolver a situação dos conflitos até o final do mandato. Eles também relataram ao presidente no encontro sobre os ataques violentos em Douradina, que terminou com 10 indígenas feridos.

Em evento nesta semana, Lula também mencionou os povos indígenas em seu discurso. Disse que era grato a eles por ter chegado à presidência. No fim de julho, em Corumbá (MS) para acompanhar ações de combate ao fogo no Pantanal, o presidente também fez uma breve reunião com os povos Guató e Guarani-Kaiowá.

Também participaram da reunião o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo; a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; o ministro da Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta; e a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana.

Reivindicação

Os indígenas Guarani-Kaiowá reivindicam a posse de aproximadamente 700 mil hectares de terra em todo o estado do Mato Grosso do Sul. A extensão representa 96 terras com demarcação em estágios diferentes. A situação está regularizada em 32 delas, mas o restante está em estudo de demarcação ou ainda em fase de reivindicação.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Plantação com 90 mil pés de maconha é encontrada pela polícia no Sul do Piauí

Segundo a Polícia Militar, a plantação de maconha era distribuída em uma propriedade com duas áreas de plantio em...

Fernando Haddad celebra reoneração da folha: “custou mais de R$ 200 bilhões”

Ministro lembrou que foram mais de 10 anos para rever a medida. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comemorou nesta...

Governo cria Sala de Situação para Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Piauí

Nova estrutura visa fortalecer as ações de prevenção e resposta rápida a incêndios. Para enfrentar a crescente ameaça de incêndios florestais, especialmente...

Diabetes: nova injeção de insulina semanal é tão eficaz quanto a diária; médico explica como ela funciona

Em fase final de estudos, a insulina do laboratório Eli Lilly mostrou ter o mesmo controle e o grau...
spot_img

Correios confirmam concurso com 3,4 mil vagas e salários de até R$ 6,8 mil

Os editais serão publicados em setembro e as contratações devem começar ainda neste ano, segundo estatal. Os Correios anunciaram que...

Câmara aprova projeto que aumenta pena por feminicídio que pode chegar até 40 anos

Lei atual prevê detenção de 12 a 30 anos para crimes de feminicídio; projeto estabelece penas entre 20 e...
spot_img

Posts Recomendados