O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem afirmado a aliados que pretende manter a indicação de Jorge Messias ao STF, mesmo após a rejeição do nome no Senado.
Nos bastidores, o petista não se conforma com a derrota, considerando um revés político e já sinalizou que atuará diretamente para tentar reverter o cenário. Segundo relatos, Lula pretende conversar inclusive com parlamentares da oposição em busca de apoio para uma nova tentativa de aprovação do atual advogado-geral da União. Ainda não há definição sobre quando a indicação será reenviada ao Senado.

Lula estaria atribuindo ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), uma atuação contrária ao nome de Messias. Parte da cúpula do Senado defendia o senador Rodrigo Pacheco (PSB-MG) para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no STF, mas Lula optou por alguém de sua confiança mais próxima, decisão que gerou resistência na Casa.
A indicação acabou derrotada no último dia 29 de abril, com 42 votos contrários e 34 favoráveis.





