‘O Pergaminho Vermelho’ conta as aventuras de Nina, uma skatista da mesma idade, que usa suas habilidades para vencer desafios.
Aos 13 anos, a maranhense Rayssa Leal conquistou uma medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio com seu skate e virou fenômeno nacional. A mais nova medalhista do skate olímpico inspirou a plataforma Disney+ a lançar o primeiro longa de animação brasileiro. ‘O Pergaminho Vermelho’ conta as aventuras de Nina, uma skatista da mesma idade, que usa suas habilidades para vencer desafios, baseado na trajetória de Rayssa.
Inicialmente, O Pergaminho Vermelho iria para os cinemas em 2020, porém a pandemia de coronavírus adiou sua estreia. Com o sucesso do skate nas olimpíadas, o Disney+ adquiriu os direitos de exibição, o que pode dar visibilidade internacional para o longa brasileiro. O filme ainda traz referências do folclore brasileiro, como o saci e o curupira.
Um post no perfil do estúdio responsável pelo desenvolvimento do projeto faz menção à conquista da Rayssa e outras meninas que fizeram parte da disputa olímpica.
A menina de 13 anos, de Imperatriz, se tornou a brasileira mais jovem a ganhar uma medalha olímpica após conquistar o segundo lugar no skate street, nova modalidade nas olimpíadas. Rayssa ficou popularmente conhecida como a “fadinha do skate”, depois de viralizar em um vídeo em que andava de skate vestida com uma fantasia de fada, quando tinha apenas sete anos.