Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

MDS regulamenta Acredita no Primeiro Passo e reforça objetivos e regras do programa

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Portaria assinada pelo ministro Wellington Dias foi publicada no Diário Oficial da União

Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) regulamentou o Programa Acredita no Primeiro Passo. Nesta segunda-feira (5.05), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria nº 1.081, assinada pelo ministro Wellington Dias. O programa está instituído desde 10 de outubro de 2024, pela Lei nº 14.995.

Coordenado pela Secretaria de Inclusão Socioeconômica do MDS, o Programa Acredita no Primeiro Passo é destinado às famílias de baixa renda, que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritas no Cadastro Único. O secretário responsável pela pasta, Luiz Carlos Everton, explicou o impacto da regulamentação.

“A portaria trata claramente dos objetivos do programa, das ações a serem desenvolvidas e, sobretudo, dos eixos estruturantes do programa, como a capacitação profissional para obtenção do emprego ou para o empreendedorismo, àqueles que querem montar os próprios negócios, nos locais em que temos os bancos parceiros que viabilizarão o financiamento com um fundo garantidor constituído pelo Governo Federal”, discorreu o secretário do MDS.

Foto: Roberta Aline/ MDS

A portaria reforça diretrizes e regras de execução do Programa Acredita no Primeiro Passo, como o foco a territórios de alta vulnerabilidade socioeconômica e prioridade de atuação junto a pessoas com deficiência, mulheres, jovens, negros, membros de populações tradicionais e ribeirinhas inscritas no CadÚnico.

Na mesma medida, detalha os objetivos do desenvolvimento do programa. Entre eles, estão: a superação da exclusão social e dos efeitos multidimensionais da pobreza nas condições de acesso e permanência no mundo do trabalho; a inclusão social e produtiva, por meio do acesso a oportunidades de trabalho e de geração de renda; e a ampliação do acesso a políticas e serviços públicos.

Execução

A portaria também estabelece que a execução do Acredita no Primeiro Passo será feita pela União, com a possibilidade de participação, por adesão, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios, da sociedade civil e instituições públicas ou privadas.

Para a execução do programa, poderão ser firmados contratos, convênios, acordos de cooperação, termos de execução descentralizada, instrumentos de transferência fundo a fundo, ajustes ou por outros meios, conforme a legislação.

A Secretaria de Inclusão Socioeconômica o MDS continuará a garantir o apoio administrativo e a execução das ações do Programa Acredita no Primeiro Passo por meio de monitoramento da execução e avaliação de resultados; elaboração e disseminação de estudos, pesquisas, experiências e resultados de políticas de inclusão produtiva,  articulação com órgãos e entidades da administração pública e com instituições privadas para mapear inovações, experiências e metodologias na área; entre outras medidas.

Microcrédito

As operações de microcrédito ainda poderão ser realizadas pelas instituições financeiras para o público do Cadastro Único com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), do Nordeste (FNE), do Norte (FNO), do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e outras fontes de recursos subordinadas à Portaria nº 1.079.

Ao todo, já foram ofertados mais de R$ 3,1 bilhões em mais de 192,81 mil operações realizadas nas modalidades Primeiro Passo e Procred 360 (Segundo Passo).

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Alepi analisa projeto que cria Banco de Ração para Animais Domésticos

O intuito é receber a armazenar alimentos doados e ajudar protetores de animais. Tramita na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...

Vigilante é assassinado a tiros na porta de casa em Floriano

O crime aconteceu em via pública, na tarde de domingo (10). Segundo informações preliminares, a vítima havia acabado de...

Prefeito no Maranhão alega tarifaço de Donald Trump para não pagar servidores

Prefeito Toca Serra, de Pedro do Rosário, descumpriu acordo feito há três meses com os servidores, referente a pagamento...

Casal gay que adotou três irmãos biológicos fala sobre desafios e preconceito

Jefferson Oliveira e Adriano Cetrone, de São José do Rio Preto (SP), estão juntos há 24 anos. Em 2016,...
spot_img

Avião de pequeno porte cai nos Lençóis Maranhenses e duas pessoas morrem

Aeronave de pequeno porte, do tipo anfíbia, caiu na região de Santo Amaro do Maranhão. Ainda não há confirmação...

Decisão de Donald Trump ameaça vacinas contra câncer, HIV e preparação contra futuras pandemias

Corte no financiamento à tecnologia mRNA é visto por especialistas como retrocesso científico com impacto global. Governo quer priorizar...
spot_img

Posts Recomendados