Oposição na Câmara pede ao STF que obrigue a instalação da CPI do INSS

-

- Advertisment -spot_img

Na prática, o mandado de segurança força o STF a se posicionar sobre a CPI no momento em que o presidente do Senado sinaliza o adiamento da instalação de uma CPMI

A oposição ao presidente Lula entrou nesta quinta-feira (22) com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal no qual pede que a corte obrigue a Câmara dos Deputados a instalar uma CPI para apurar as fraudes no INSS.

O pedido é fundamentado no direito constitucional “O Supremo Tribunal Federal possui jurisprudência pacífica no sentido de que, uma vez preenchidos os requisitos constitucionais, a criação da CPI constitui ato vinculado, não sujeito a qualquer juízo de conveniência, oportunidade ou discricionariedade por parte da Presidência da Casa. Trata-se de um dever jurídico de natureza constitucional, cuja inobservância caracteriza ilegalidade e permite o controle jurisdicional por meio de mandado de segurança”, afirma o pedido, formulado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

Divulgação

Ele menciona a posição do STF quando determinou que a presidência do Senado instalasse a CPI da Covid pedida pela então oposição ao presidente Jair Bolsonaro.

“Este entendimento não é novo. Ao contrário, encontra-se consolidado na jurisprudência desta Suprema Corte, que, no julgamento do Mandado de Segurança nº 37.760, referente à CPI da COVID, determinou a instalação da comissão, diante de omissão análoga por parte da autoridade coatora à época. No referido julgamento, ficou assentado que não compete ao Presidente da Casa Legislativa qualquer margem de discricionariedade para obstar a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito, desde que presentes os requisitos constitucionais”, diz o mandado de segurança.

A oposição também contesta a justificativa que vem sendo dada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de que não instala a CPI porque há uma fila de CPIs para serem instaladas antes da do INSS.

“Tal justificativa não se sustenta. Conforme demonstra a própria plataforma oficial da Câmara dos Deputados (imagem anexa), atualmente não há qualquer Comissão Parlamentar de Inquérito instalada. A partir desse contexto, verifica-se, de maneira objetiva, que o requerimento protocolado sob o nº RCP 2/2025, preenchendo os requisitos formais e materiais previstos na Constituição Federal, aguarda, até o momento, a devida providência da autoridade coatora, sem que tenha sido proferido qualquer despacho quanto ao seu regular processamento”, afirma.

Na prática, o mandado de segurança da oposição na Câmara força o STF a se posicionar sobre a CPI no momento em que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, sinaliza o adiamento da instalação de uma CPMI, formada por deputados e senadores.

A oposição tinha a expectativa de que que o requerimento de sua instalação ocorresse em sessão do Congresso no próximo dia 26, mas Alcolumbre disse que isso só ocorrerá no dia 17 de junho.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí amplia malha aérea e registra crescimento de mais de 500% em voos regionais

Entre os anos de 2023 a 2025 foram entregues ou homologados oito aeroportos no Estado.Entre 2023 e 2025, o...

Autor da “Lei Felca”, vereador Diego Vieira é investigado por suspeita de exploração sexual infantil

O parlamentar é autor da Lei Municipal Felca, que tem objetivo promover ações de enfrentamento à violência sexual contra...

Empresas vão poder abater dívidas com Anatel se conectarem faculdades à internet

Há pelo menos 118 unidades de ensino superior com dificuldades de acesso.Pelo menos 118 unidades de universidades públicas e...

Piauí autoriza parceria para abrigar animais vítimas de maus-tratos apreendidos pela polícia

As propostas das organizações interessadas podem ser enviadas de 12 de fevereiro a 12 de março. O resultado final...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Prefeito no interior do Piauí anuncia pagamento de 60% do precatório do FUNDEF durante a Jornada Pedagógica 2026

A iniciativa representa um marco importante na valorização dos profissionais da educação e reafirma o compromisso da gestão municipal...

Sessões da Câmara de Guadalupe começam em 23 de fevereiro, anuncia presidente Adão Moura

Abertura do ano legislativo será às 19h e população é convidada a acompanhar os trabalhos.O presidente da Câmara Municipal...

IBGE coloca o Piauí com o terceiro maior rendimento médio do Nordeste em 2022

Com uma renda per capita na ordem de R$...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Você também pode gostar
Recomendado para você