Oposição na Câmara pede ao STF que obrigue a instalação da CPI do INSS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na prática, o mandado de segurança força o STF a se posicionar sobre a CPI no momento em que o presidente do Senado sinaliza o adiamento da instalação de uma CPMI

A oposição ao presidente Lula entrou nesta quinta-feira (22) com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal no qual pede que a corte obrigue a Câmara dos Deputados a instalar uma CPI para apurar as fraudes no INSS.

O pedido é fundamentado no direito constitucional “O Supremo Tribunal Federal possui jurisprudência pacífica no sentido de que, uma vez preenchidos os requisitos constitucionais, a criação da CPI constitui ato vinculado, não sujeito a qualquer juízo de conveniência, oportunidade ou discricionariedade por parte da Presidência da Casa. Trata-se de um dever jurídico de natureza constitucional, cuja inobservância caracteriza ilegalidade e permite o controle jurisdicional por meio de mandado de segurança”, afirma o pedido, formulado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

Divulgação

Ele menciona a posição do STF quando determinou que a presidência do Senado instalasse a CPI da Covid pedida pela então oposição ao presidente Jair Bolsonaro.

“Este entendimento não é novo. Ao contrário, encontra-se consolidado na jurisprudência desta Suprema Corte, que, no julgamento do Mandado de Segurança nº 37.760, referente à CPI da COVID, determinou a instalação da comissão, diante de omissão análoga por parte da autoridade coatora à época. No referido julgamento, ficou assentado que não compete ao Presidente da Casa Legislativa qualquer margem de discricionariedade para obstar a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito, desde que presentes os requisitos constitucionais”, diz o mandado de segurança.

A oposição também contesta a justificativa que vem sendo dada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de que não instala a CPI porque há uma fila de CPIs para serem instaladas antes da do INSS.

“Tal justificativa não se sustenta. Conforme demonstra a própria plataforma oficial da Câmara dos Deputados (imagem anexa), atualmente não há qualquer Comissão Parlamentar de Inquérito instalada. A partir desse contexto, verifica-se, de maneira objetiva, que o requerimento protocolado sob o nº RCP 2/2025, preenchendo os requisitos formais e materiais previstos na Constituição Federal, aguarda, até o momento, a devida providência da autoridade coatora, sem que tenha sido proferido qualquer despacho quanto ao seu regular processamento”, afirma.

Na prática, o mandado de segurança da oposição na Câmara força o STF a se posicionar sobre a CPI no momento em que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, sinaliza o adiamento da instalação de uma CPMI, formada por deputados e senadores.

A oposição tinha a expectativa de que que o requerimento de sua instalação ocorresse em sessão do Congresso no próximo dia 26, mas Alcolumbre disse que isso só ocorrerá no dia 17 de junho.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...

Jerumenha vence Marcos Parente por 2 a 1 e assume liderança do grupo na Copa LIDESPI

A seleção de Jerumenha conquistou mais uma vitória na Copa LIDESPI ao bater a equipe de Marcos Parente pelo...

CNH sem autoescola: nova regra prevê renovação automática para ‘bom condutor’

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com...

Racismo religioso: 76% dos terreiros no Brasil sofreram violências

Dado consta de pesquisa sobre racismo contra povos de axé Em Aracaju, há quase dois meses, a comunidade do terreiro...
spot_img

Georgiano Neto receberá título de Cidadão Jerumenhense durante sessão solene nesta quarta-feira

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O deputado estadual Georgiano Neto será homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Alexandre de Moraes é eleito ‘herói’ em lista das 25 pessoas mais influentes do mundo

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi eleito uma das 25 pessoas mais influentes do mundo pelo jornal Financial Times,...
spot_img

Posts Recomendados