Pacientes denunciam que estão sem hemodiálise por falta de manutenção em aparelhos no HGV

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Diretora-geral do HGV explicou que o problema ocorreu após uma peça da máquina que realiza o procedimento quebrar.

Pacientes com problemas renais crônicos denunciaram que o Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, não está oferecendo a hemodiálise por conta de problemas nas máquinas que realizam o procedimento.

A paciente Juliana Gomes, que faz hemodiálise há nove anos, conta que a situação se agravou após os pacientes não conseguirem terminar o tratamento durante o dia. Ela relatou a falta de manutenção nos equipamentos.

“Estamos correndo risco de vida e dependemos desse tratamento para continuarmos vivos. Há seis meses estamos tendo problemas com a osmose, estamos fazendo hemodiálise por menos tempo porque tem que sobrar água para o tratamento de outras pessoas. E por falta de pagamento a osmose está sem manutenção, as máquinas além de serem alugadas, estão correndo risco de parar de uma vez por falta de manutenção”, contou.

A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, explicou que o problema ocorreu após uma peça da máquina que realizava o procedimento quebrar. A diretora afirmou que, apesar do problema, “ninguém ficou prejudicado”, e todos os pacientes foram remanejados para outro setor.

“A gente atende uma média de 25 pacientes por dia. Pela manhã e tarde, em dias alternados da semana. Uma peça se quebrou no sábado (22), impossibilitando a diálise desses pacientes no setor de hemodiálise. Porém, existem outros setores que fazem a diálise, como a UTI (unidade de tratamento intensivo)”.

A diretora destacou que os pacientes foram remanejamos no sábado e na segunda-feira (24), até a peça chegar, para que nenhum ficasse sem hemodiálise. “A peça chegou e ainda hoje (25) vão ser feitos os testes para reestabelecer o serviço. Ninguém ficou prejudicado”, acrescentou.

O que é a hemodiálise?

A hemodiálise é o procedimento através do qual uma máquina funciona como um “rim artificial”, que filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o órgão doente não pode fazer. O procedimento elimina do corpo as toxinas e resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos.

As pessoas que precisam realizar a hemodiálise são aquelas diagnosticadas com a insuficiência renal. Considera uma doença silenciosa, a insuficiência não apresenta sintomas no início das complicações, mas apenas quando os rins já estão apresentando um grau elevado de perda de função.

HGV emitiu uma nota oficial

A direção do Hospital Getúlio Vargas (HGV) informa que o Serviço de Hemodiálise voltou a normalidade na última terça-feira (25). Durante o final de semana, parte do equipamento de Hemodiálise da unidade de saúde apresentou problema, mas todas as providências para manutenção foram tomadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI).

Quanto aos pacientes, os médicos nefrologistas do HGV avaliaram cada caso e os que tinha urgência em realizar o procedimento foram atendidos nas máquinas de Hemodiálise das UTIS do HGV. Os demais pacientes também foram avaliados e já estão sendo atendidos.

Com informações ClubeNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Regiões Norte e Nordeste têm maior número de domicílios com insegurança alimentar

Mais de 60% da população não tem acesso permanente à alimentação adequada nessas regiões, aponta pesquisa do IBGE. Os moradores...

Adeus ao carro elétrico: Tesla e outras fabricantes mudam seus planos

Afetados pelas baixas vendas dos carros elétricos, algumas fabricantes estão dispensando funcionários, enquanto outras estão revendo o investimento que...

Regulamentação da reforma tributária prevê 15 itens na cesta básica com alíquota zero

Definição dos produtos com alíquota zero privilegiou a alimentação saudável e os ingredientes culinários necessários para prepará-los. O Projeto de...

Júlio César diz que PSD quer uma das vagas de senador na chapa majoritária em 2026

O deputado já externou diversas vezes o desejo de concorrer ao Senado Federal em 2026 O presidente do Diretório Estadual...
spot_img

Prefeito Antônio Reis visita obras de reestruturação de escolas da rede municipal

O prefeito de Floriano destacou que em breve as escolas estarão finalizadas e sendo entregues às comunidades em excelentes...

Ministro dos Transportes visita rebaixamento da João XXIII e anuncia duplicações até Altos e Monsenhor Gil ainda em 2024

As obras irão contribuir com a melhor trafegabilidade na saída e entrada de Teresina, tanto pelo norte quanto pelo...
spot_img

Posts Recomendados