NacionalPainel da OMS: Pandemia "poderia ter sido evitada" se...

Painel da OMS: Pandemia “poderia ter sido evitada” se mundo tivesse agido antes

-

spot_img

Painel independente nomeado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) conclui que emergência da Covid-19 deveria ter sido declarada mais cedo.

A pandemia de Covid-19 “poderia ter sido evitada” se o mundo tivesse agido mais cedo, apurou na quarta-feira (12) um painel independente nomeado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e liderado pela ex-primeira-ministra da Nova Zelândia Helen Clark e ex-presidente liberiana Ellen Johnson Sirleaf.

Imagem: Morsa

Em entrevista coletiva, Sirleaf disse: “Este é um desastre contínuo que acreditamos que poderia ter sido evitado. A evidência mostra que um surto se tornou uma pandemia devido a falhas, lacunas e atrasos na preparação e resposta. Isso se deveu em parte a uma falha em aprender com o passado.”

O painel concluiu que a OMS deveria ter declarado uma emergência mais cedo e que agora são necessárias ações urgentes para prevenir outra pandemia. O relatório também disse que os atuais sistemas nacionais e internacionais em vigor “não eram adequados para proteger as pessoas da Covid-19” e que fevereiro de 2020 foi “um mês perdido”.

“O tempo que levou desde a notificação de um grupo de casos de pneumonia de origem desconhecida em meados de dezembro de 2019 até a declaração de uma Emergência de Saúde Pública de Preocupação Internacional foi muito longo”, diz o documento.

Prevenção de novas pandemias

O painel instou a comunidade internacional a se preparar para um futuro surto e evitar que se torne uma pandemia. Recomendou reformas como:

  • Deve ser estabelecido um novo sistema global de vigilância baseado na transparência total.
  • Esse sistema daria à OMS autoridade para publicar informações sobre surtos com potencial pandêmico imediatamente, sem a necessidade de obter aprovação e enviar especialistas para investigar o mais rápido possível.
  • Todos os governos devem investir na preparação nacional agora, pois será tarde demais quando a próxima crise de saúde pública chegar.

Com informações da CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Irmão da primeira dama Michelle Bolsonaro tem cargo no Senado com salário de R$ 13,5 mil

O servidor Diego Torres Dourado, de 33 anos, irmão de Michelle Bolsonaro, foi nomeado no final de março para...

Prefeita Neidinha Lima anuncia a retomada de cirurgias eletivas no Hospital de Guadalupe

A prefeita Neidinha Lima anunciou a volta do conceituado médico Dr. Dílson Barbosa Gomes, com atendimentos em consultório e...

Governo Federal reconhece emergência em 34 cidades do Piauí por causa da seca

Agora, já são 51 as cidades piauienses com reconhecimento federal. A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em...

Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Piauí morre vítima da covid

O comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, Coronel Demetrius Rodrigues do Rêgo, lamentou a morte do bombeiro. Morreu na...
spot_img

Juliette é atração confirmada na live ‘Carvalheira e Xand Avião na Fogueira’

Se não bastasse a presença de nomes como Xand Avião, DJ Ivis, Nattan e Tato do Falamansa, a live...

Florentino Neto anuncia chegada de mais 97.640 doses de vacinas ao Piauí

O anúncio foi feito através das redes sociais. O Piauí deve receber doses da Pfizer, Coronavac e Janssen. O secretário...
spot_img

Posts Recomendados