Nacional PF faz operação em 4 estados contra corrupção e...

PF faz operação em 4 estados contra corrupção e lavagem de dinheiro

-

A Polícia Federal cumpre 29 mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (29) nas cidades de São Paulo, Santana de Parnaíba (SP), Vargem Grande Paulista (SP), Jaguariúna (SP), Belo Horizonte (MG), Nova Lima (MG), Machado (MG), Rio de Janeiro e Porto Alegre (RS).

A ação desta manhã compõe as fases 11 (Silício) e 12 (Macchiato) da Operação Descarte e investiga crimes de sonegação fiscal. A Justiça Federal determinou o sequestro de R$ 100 milhões dos alvos e o afastamento de dois diretores da instituição financeira alvo das ilegalidades.

Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Silício

Na Operação Silício, os agentes buscam confirmar a existência de um grupo criminoso suspeito de praticar, entre 2011 e 2016, crimes de sonegação fiscal, corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais, fraude em licitação e evasão de divisas.

Segundo a PF, ao longo de cinco anos, um escritório de advocacia especializado em lavagem de dinheiro “elaborou e executou um ‘projeto’ para uma empresa cliente, do ramo de tecnologia, com o objetivo de redução de tributos, devolução de valores em espécie e evasão de divisas”.

Parte dos valores teria sido utilizada para pagar propina a servidores da empresa pública federal Ceitec S/A, para que esta contratasse a companhia de tecnologia.

Macchiato

Já a Operação Macchiato visa desmantelar uma organização criminosa suspeita de praticar, entre 2014 e 2016, crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, principalmente gestão fraudulenta e desvio de valores de uma instituição financeira, além de crimes contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro.

Administradores da instituição lesada teriam desviado recursos por meio de contratos simulados de prestação de serviços. Uma das suspeitas é que parte do valor desviado era usado para pagar propina a agentes políticos.

As investigações contam com o auxílio da Receita Federal e do Ministério Público Federal.

Jéssica Otoboni, da CNN, em São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Carreta com bois tomba e vários animais morrem na BR-316 no Piauí

A carga saiu de Gonçalves Dias no Maranhão e tinha como destino a cidade de João Pessoa, capital do...

Ocupação de leitos de UTI chega a 94%, maior da pandemia em Teresina

A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) atingiu 94% em Teresina, um recorde em toda a...

Bíblia Sagrada é encontrada intacta após incêndio que destruiu loja do “Tem Tem” em Floriano

A loja de variedades ficou completamente destruída por um incêndio de grandes proporções, com inúmeras explosões, na noite de...

Primeiro satélite 100% brasileiro é lançado com sucesso de base indiana

Satélite, lançado na Índia nesta madrugada, fornecerá dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento, especialmente na...

Pix passa a ser usado para pagar impostos estaduais e municipais

Segundo o Banco do Brasil, os governos do Acre, do Piauí e de São Paulo iniciaram a integração à...

Profissionais da Saúde de Guadalupe recebem capacitação sobre ventilação mecânica e manejo de pacientes com Covid-19

Além das técnicas do manuseio correto de pacientes com insuficiência respiratória, houve treinamento também sobre o uso do aparelho...

Posts Recomendados