Piauí contará com sistema para reconhecimento facial em crimes

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Fábio Abreu disse que o sistema que será implantado ainda este ano é capaz de identificar autores de delito através do reconhecimento facial.

O secretário de segurança do Piauí, Fábio Abreu, está apostando na tecnologia para combater crimes de roubos no estado. Nesta quinta-feira (10), durante entrevista à TV Cidade Verde, ele anunciou que entra em operação ainda este ano, um sistema capaz de identificar autores de delito através do reconhecimento facial.

Fábio Abreu – Foto: Lucas Dias

“Nessa parte dos pequenos roubos nós vamos ter uma resposta muito grande, através desses recursos que estão chegando (empréstimo de R$ 100 milhões). Parte será empregado em sistema de monitoramento. O nosso sistema, que será implantado ainda este ano, vai ser capaz de reconhecer a face desse individuo ou a placa do transporte”, afirmou.

Segundo Fábio Abreu, representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) estão em Teresina tratando da implantação desses sistemas. “Fizemos uma reunião ontem com membros da Senasp, que estão aqui hoje fazendo todas as tratativas, inclusive a parte técnica para recebermos um sistema big data, que vai ser uma revolução acompanhado do que nós temos de planejamento”, destaca.

O secretário ainda anunciou um sistema de inteligência artificial batizado de “Iara”, que vai auxiliar além de policiais, a população em geral.

“Temos um sistema de inteligência artificial que vai funcionar coordenando toda essa área de tecnologia, já escolhemos o nome, vai se chamar Iara e vai dialogar com as pessoas. Está em fase de licitação. Esse sistema vai desde ensinar para as pessoas como registra o BO, a dizer ao policial que está na rua o que ele deve fazer de procedimento. Com isso, vamos associar as câmeras de monitoramento e as tornozeleiras para saber se aquele indivíduo tem algum mandado de prisão”, explica.

“Até o final do ano essa parte tecnológica estará bastante ativ. Vamos ter uma redução significativa em relação ao pequeno roubo. A redução dos homicídios já está dentro do controle”, acrescentou Abreu.

Recentemente, foi aprovado pelos deputados estaduais uma operação de crédito no valor de R$ 100 milhões que será toda investida no setor de segurança. “Vamos ter condições de repor todas as viaturas necessárias na capital e interior. Serão 400 viaturas, além da reestruturação das unidades policiais sejam civis e militares e do Corpo de Bombeiros. Estou otimista quanto a liberação desses recursos ainda este ano”, finalizou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Farmácia do Povo realizou a entrega de seis mil medicamentos na casa de pacientes em 2024

Ao todo, foram cerca de duas mil remessas mensais realizadas nos últimos três meses do ano, beneficiando mil pessoas. Em...

Cantor Gusttavo Lima segue internado e sem previsão de alta

Segundo boletim médico emitido na noite de domingo (22), o artista está em tratamento após apresentar um quadro de...

No Brasil, é registrada uma morte por acidente aéreo a cada 58 horas em 2024

Ano teve o maior número de mortes da última década; queda de aeronave no RS deve elevar registros para...

Osmar Júnior nega rumores sobre saída de Wellington Dias do Governo Lula

Wellington Dias está focado no trabalho de erradicação da fome no país O ex-deputado federal Osmar Júnior (PCdoB), secretário executivo...
spot_img

Israel ordena fechamento de um dos últimos hospitais no norte de Gaza

Profissionais de saúde tentam transportar centenas de pacientes As autoridades israelenses determinaram, na noite desse domingo (22), o fechamento de um...

Caixa conclui pagamento da parcela de dezembro do Bolsa Família

Recebem nesta segunda beneficiários com NIS de final 0 A Caixa Econômica Federal conclui o pagamento da parcela de dezembro...
spot_img

Posts Recomendados