Piauí deve contar com mais de 9 mil agentes de segurança nas eleições 2024, diz secretário Chico Lucas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, disse que a estimativa do Governo é que o processo eleitoral transcorra de forma tranquila.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) lançou os Planos de Logística e de Segurança Pública para as Eleições 2024, que acontecem no dia 6 de outubro. A reunião também tinha o objetivo de tratar sobre o deslocamento ao interior; diárias e logística de transporte; protocolos de segurança; e a implementação da Lei Seca.

Ao menos 9 mil agentes – dentre 260 policiais civis, 5.740 militares, 168 guardas municipais, 30 bombeiros e servidores da área administrativa do Governo – serão utilizados para garantir a segurança dos eleitores e candidatos.

Secretário Chico Lucas – Foto: Lucas Dias

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, disse que a estimativa do Governo é que o processo eleitoral transcorra de forma tranquila. Segundo o secretário, os casos de ataques à honra e à ordem moral têm diminuído a cada eleição.

“Teremos o apoio de 100% das forças. São mais de 9 mil homens, incluindo bombeiros e policiais militares. Todos participarão das eleições. Todo mundo vai participar. Quem faz a função administrativa, também vai ajudar. Até eu estarei aí trabalhando. Temos grupamento nos 224 municípios”, disse Chico Lucas.

Tropas federais

A operação de envio das tropas federais inicia no dia 3 de outubro, com saída prevista para às 7h da manhã. A estratégia é que cada local de votação tenha, pelo menos, um policial. As unidades operacionais deverão ser apresentadas aos juízes de cada zona eleitoral do Piauí até o dia 4 de outubro.

Em 2024, 168 municípios piauienses requisitaram o envio de reforços para o dia das eleições. O presidente do TRE, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, disse que o quantitativo é desproporcional à necessidade e que o incremento do Governo do Estado na Segurança Pública será suficiente à garantia da ordem nos locais de votação.

“Houve um certo exagero, eu considero. O Piauí foi o estado da federação que mais pediu reforços federais. A própria ministra me procurou em Brasília. São Paulo, que é um estado grande, não pediu nenhuma força federal, porque são cidades maiores e têm uma presença maciça da Polícia Militar”, destacou.

Logística

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI), Bruno Dias, afirmou que a principal preocupação é assegurar que eleitores e candidatos possam se dirigir aos locais de votação sem intercorrências. Por questões de logística e controle interno, a PRF não divulgou o contingente policial disponível para o pleito.

“A gente tem essa preocupação para que as pessoas consigam chegar aos locais de votação em segurança, consigam exercer o seu direito e vamos trabalhar nos locais onde já temos as nossas unidades, colocando viaturas extras nos municípios de maior população no estado. O intuito é garantir que as pessoas possam votar com segurança, coibindo os crimes eleitorais”, concluiu.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Com apoio do vereador Felipe Vieira, Câmara recebe estudo acadêmico sobre bairros de Floriano

A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara Municipal de Floriano contou com a participação da estudante de Direito Maria...

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...
spot_img

Deputados aprovam pedido de empréstimo de US$ 600 milhões do Governo do Piauí

Segundo a justificativa do Executivo, o valor será utilizado na reestruturação da dívida estadual. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...

Sala do Empreendedor de Jerumenha é certificada com Selo Ouro pelo SEBRAE

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Jerumenha foi certificada com o Selo Ouro de...
spot_img

Posts Recomendados