Piauí é referência nacional no tratamento da espasticidade infantil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Programa de Espasticidade Infantil do Piauí é pioneiro no Brasil, tendo o Hospital Infantil Lucídio Portella como centro nacional para esse tratamento.

Após diagnóstico de câncer cerebral com dois anos de idade, o pequeno Davi Lucas passou a sofrer paralisias que prejudicaram os seus movimentos. Com a ajuda do Programa Espasticidade Infantil do Piauí, maior projeto contínuo de tratamento de crianças com paralisia cerebral do Brasil, o menino retomou os movimentos dos membros inferiores.

“Ele já fez cinco aplicações de botox e agora está indo para a realização da rizotomia. Antes era uma criança saudável, mas infelizmente com o câncer veio a paralisia, e a agora com esse tratamento eu espero que ele possa voltar a dar os primeiros passinhos”, detalha a mãe da criança, Maria de Jesus, moradora da cidade de Cocal dos Alves, que estava no Hospital Infantil Lucídio Portella (Hilp) para mais um dia de atendimento do programa.

O hospital, em um sábado por mês, recebe os pacientes para avaliação, aplicação de toxina botulínica e realizações de cirurgias de rizotomia.

O Programa de Espasticidade Infantil do Piauí é pioneiro no Brasil, tendo o Hospital Infantil Lucídio Portella como centro nacional para esse tratamento. Até o mês de junho de 2023, o programa atendeu 334 crianças. Desse total, 168 foram encaminhados para realização de aplicação de toxina botulínica em centro cirúrgico, 279 para neurofuncional, 296 para avaliações ortopédicas e 140 fizeram rizotomias.

“Aqui contamos com uma equipe multiprofissional que conduz essas crianças focando na questão motora. Nesse hospital tem todo programa que a criança precisa, que vai de avaliação, aplicação de toxina botulínica em centro cirúrgico, tratamento neurocirúrgico por meio de rizotomia dorsal seletiva, avaliação ortopédica + tratamento cirúrgico ortopédicos , avaliação da bacia e da coluna vertebral com RX simultaneamente às avaliações multidisciplinares”, explica o médico neurocirurgião Francisco Alencar, coordenador do programa.

O professor Einstein Carvalho Silva estava há anos buscando tratamentos para o problema de mobilidade do pequeno Felipe Gabriel, de nove anos. Eles são moradores da cidade de João Costa, na região sul do Piauí, e foi por meio do Programa de Espasticidade Infantil do Piauí que o diagnóstico preciso foi estabelecido ao menino.

“Como ele nasceu com sete meses, acabou ficando com esse problema na perna direita. Nós andamos em vários atendimentos, e no Ceir fomos orientados a procurar este programa. Agora o Felipe vai iniciar o tratamento com a aplicação do botox. Eu estou muito contente que ele vai poder ganhar essa mobilidade com esse programa inovador”, relata o genitor.

Secretário acompanha atendimento do projeto

O secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, esteve, nesse sábado (8), no Hospital Infantil Lucídio Portella, para mais um dia de atendimento do programa e falou sobre a essencialidade dessa ação.

“Esse programa é fantástico e referência no Brasil, no cuidado das crianças, melhorando a parte da espasticidade e também a parte motora, com cirurgia que só tem no Piauí. É sensacional e emocionante saber que nossas crianças têm uma condição de melhoria desse problema que é a paralisia cerebral”, pontuou o gestor.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados