Piauí já soma quase mil casos de violações contra mulheres em 2025

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) indicam que, apenas no início de 2025, o Piauí já registrou 989 ocorrências de violações aos direitos das mulheres, incluindo maus-tratos, exploração sexual e tráfico de pessoas.

Desse total, apenas 104 denúncias foram formalizadas junto à Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH). Em Teresina, nos três primeiros meses do ano, já foram registrados 600 casos. Em 2024, o estado contabilizou 6.704 ocorrências, sendo 3.391 na capital.

Para a professora Wilmara Falcão, mestra em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, denunciar a violência é essencial, pois pode levar à intervenção imediata das autoridades. Além disso, a especialista ressalta que a denúncia contribui para a responsabilização dos agressores, promove justiça para as vítimas e ajuda a prevenir novos casos.

“Denunciar casos de violência não só pode interromper o ciclo de abuso, mas também desencadear uma série de eventos positivos que beneficiam tanto as vítimas quanto a sociedade em geral, sobretudo porque gera uma inquietação social”, afirma.

Wilmara Falcão destaca ainda que as vítimas que denunciam têm acesso a uma série de recursos e apoios, como assistência jurídica, abrigo, aconselhamento e serviços de saúde mental, fundamentais para a recuperação do trauma.

Canais de denúncia

  • Ligar para o 190 e simular um pedido de delivery pode ser uma forma discreta e eficaz de solicitar socorro em situações de perigo iminente.
  • Qualquer cidadão pode denunciar casos de violência contra a mulher pelo telefone 180, da Central de Atendimento à Mulher.
  • As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) realizam ações de prevenção, apuração e investigação desses crimes, além de conceder medidas protetivas de urgência nos casos de violência doméstica.
Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar

Mais de 60 mil eleitores do Piauí tem até o próximo 19 de maio para regularizar a situação eleitoral...

Equipe técnica da Educação Infantil de Guadalupe fortalece formação em seminário da UNDIME-PI

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Nos dias 24 e 25 de abril, a equipe da Educação Infantil de...

“Eu vou enfrentar quem tiver que enfrentar”, diz prefeito de Parnaíba e anuncia obras

O prefeito de Parnaíba Francisco Emanuel de Brito (Progressistas) em visita ao grupo Cidade Verde, na manhã desta sexta-feira...

Alunos são expulsos de escola em Floriano após colocarem tadalafila em suco de colega

Dois alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Calisto Lôbo, em Floriano (PI), foram desligados da instituição...
spot_img

Lirton Nogueira Santos é eleito novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí

Por Gleison Fernandes. O juiz Lirton Nogueira Santos foi eleito, por critério de merecimento, para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do...

Aneel anuncia que a conta de luz vai ficar mais cara no mês de maio

Decisão, motivada pelo início do período de estiagem, interrompe ciclo de cinco meses com bandeira verde, ou seja, sem...
spot_img

Posts Recomendados