Segundo Washington Bandeira, mais matrículas garantem mais recursos e fortalecem o ensino técnico.
O Piauí é o primeiro estado brasileiro a universalizar as escolas de tempo integral na rede estadual de ensino. Atualmente, todas as 512 escolas estaduais possuem pelo menos uma turma integral, distribuídas nos 224 municípios. Segundo a Secretaria de Educação (SEDUC), cerca de 108 mil estudantes, mais de 70% dos alunos da rede, estão matriculados nesse modelo.

De acordo com o secretário de Educação, Washington Bandeira, o crescimento das matrículas tem impacto direto na entrada de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). “O Fundeb aumenta anualmente e está vinculado ao número de alunos em escolas de tempo integral e cursos técnicos. O modelo foi criado para estimular estados e municípios a ampliarem essas vagas”, explicou.

O secretário destacou que o Fundeb é atualmente a principal fonte de financiamento da educação piauiense, ao lado do Tesouro Estadual, dos repasses do Fundef e dos Programas de Escolas em Tempo Integral. Ele ressaltou, no entanto, que ainda há dependência dos repasses da União.
A meta da SEDUC é garantir que todas as turmas de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio funcionem em tempo integral até 2026, e que em 2027 o modelo alcance também as turmas da 3ª série. As matrículas para o próximo ano devem começar em dezembro.
Segundo Bandeira, o ensino integral no Piauí prioriza a formação profissional e acadêmica. “O aluno permanece os dois turnos na escola, com reforço em disciplinas básicas e preparação para o Enem, Olimpíadas do Conhecimento e cursos técnicos que ajudam na escolha da carreira”, afirmou.
Cursos técnicos regionais
A Secretaria de Educação tem alinhado os cursos técnicos às vocações produtivas de cada região. “Em Capitão Gervásio e Piripiri, há cursos de Mineração; em Parnaíba e Luís Correia, formação em Hidrogênio Verde, energias renováveis e Turismo; já em Sebastião Leal, os cursos são voltados para o agronegócio”, detalhou o secretário.
ITA-IME e bolsas estudantis
A SEDUC também abriu edital para seleção de estudantes interessados nas turmas ITA-IME, voltadas à preparação para os vestibulares do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME). As turmas, sediadas no Colégio da Polícia Militar, em Teresina, são as primeiras do tipo em uma escola pública do país.
Atualmente, há quatro turmas em funcionamento, e os novos alunos receberão bolsa mensal de R$ 1.500 e auxílio-moradia de R$ 700 para estudantes de outras cidades. O edital com 80 vagas disponíveis está publicado no site da SEDUC.







