Piauí terá o sétimo ano seguido de recorde na produção de grãos, aponta IBGE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Neste ano, o estado deve produzir cerca de 6,7 milhões.

Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (08), apontou que a produção agrícola de grãos no Piauí em 2023 deve subir 13,11% em relação ao ano passado. É o sétimo ano seguido de recordes na produção de grãos no Estado.

Piauí terá o sétimo ano seguido de recorde na produção de grãos

Segundo o levantamento Sistemático de Produção Agrícola (LSPA) do IBGE, no ano de 2022 a produção de grãos chegou a 5,9 milhões de toneladas. Neste ano, o Piauí deve produzir cerca de 6,7 milhões. O chefe da Seção de Pesquisas agropecuárias do IBGE, Pedro Andrade, explica que o recorde pode ser alcançado se as condições climáticas forem favoráveis.

“Em se mantendo as condições favoráveis de um inverno normal, bem como sem ataques de pragas nas plantações, o Piauí deverá concretizar esse novo recorde da produção de grãos em 2023” disse.

Outros produtos que devem ter crescimento no volume de produção, segundo o levantamento, são as culturas do milho e da soja. O apontamento mostra que em 2023 a produção do milho deve chegar a 3,1 milhões de toneladas, um crescimento de 551 mil toneladas em relação ao ano passado, cerca de 21,26% de crescimento.

A produção de soja deve atingir 3,2 milhões de toneladas, crescimento de 5,89% equivalente a 181 mil toneladas em relação ao ano passado, em que a produção atingiu a marca de um pouco mais de 3 milhões de toneladas. Já a produção conjunta de soja e milho deve alcançar cerca de 6,4 milhões de toneladas, representando 95,5% do total da produção de grãos no Piauí.

Com esse aumento, o IBGE aponta que em 2023 a produção de soja e milho deve representar, em termos de área plantada, cerca de 1,5 milhão de hectares, o que significa cerca de 84,5% do total da área plantada da lavoura temporária no Piauí, concentrada em grande parte na região dos cerrados, local onde predomina o agronegócio.

Segundo o levantamento, somente a safra de sorgo deve apresentar uma queda em relação a safra de 2022, é previsto a colheita de 54,9 mil toneladas, redução em torno de 27,63%. Produtos básicos da cesta básica como arroz, a previsão é de uma safra de 109 mil toneladas, aumento de 33,71% em comparação ao ano passado, a produção de feijão deve aumentar cerca de 44%, atingindo 44 mil toneladas.

A colheita de algodão herbáceo, deve crescer 26,35%, e a de fava em grão, cerca de 31,90%, e devem atingir, respectivamente, 47,2 mil toneladas e 918 toneladas.

Produção de grãos entre 2000 a 2023

O IBGE também fez a estimativa da evolução da produção de grãos ao longo dos anos. Entre 2000 a 2023, o algodão herbáceo cresceu 893,37%. O feijão possui um crescimento baixo para o período, com cerca de 52,10%. Em contrapartida, o sorgo terá aumento de 8.798%, mas com baixa representatividade na produção total de grãos em todo o estado.

Em relação a redução da produção no período, o levantamento aponta que apenas o arroz e a fava tiveram queda. O arroz com queda de 55,82%, a justificativa é por conta das dificuldades enfrentadas na produção dessa cultura e pelo retorno financeiro, o que leva os agricultores a substituir pelo cultivo de milho e soja. Já a fava reduziu cerca de 9,11% entre 2000 a 2023.

Em relação a área plantada, o estudo analisou que a soja possui maior destaque com aumento de 2.248% de área plantada. Até o final do ano, a soja deve representar cerca de 50,5% do total plantado no Piauí. Em 2023, O milho deve de consolidar em total de área plantada, com crescimento de 130,24% entre o período citado e terá cerca de 34% do total de área plantada do estado. Já o arroz deve cair em termos de área plantada e deve perder cerca de 70% de área o que, consequentemente, vai reduzir a produção de grãos em cerca de 56%.

Produção de castanha de caju e manga cresce

O levantamento também aponta que entre as principais culturas na lavoura permanente no Piauí, a castanha de caju ganha destaque e deve crescer cerca de 27% em 2023, uma estimativa de produção de 27.446 toneladas. O resultado é esperado pelos produtores considerando que as chuvas se mantenham boas e que nenhuma praga venha comprometer a produção. A manga também de crescer em termos de produção.

Em relação ao Brasil, o LSPA estima uma queda da ordem de 24.883 toneladas em 2023, o que representa uma redução de cerca de 16,9%. Essa diminuição é resultado da queda na produção no estado do Ceará, que deve reduzir 28.589 toneladas da produção.

A produção de manga deve ter crescimento de 13,42% em 2023. A produção deve saltar de 3.919 toneladas para cerca de 4.445 toneladas.

Fonte: Portal A10+

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Desemprego no Brasil cai para 5,1% no fim de 2025, menor nível desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor índice...

Cachorro é adotado por nova família após ser vítima de maus-tratos

A cena de violência contra o cachorro deixou Francisco profundamente abalado, e ele se ofereceu para adotá-lo. Um cachorro vítima...
spot_img

Rafael Fonteles oficializa a cessão de Chico Lucas para Secretaria Nacional de Segurança

A medida foi necessária porque o gestor é procurador do Estado, vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O governador Rafael Fonteles autorizou...

Ministério da Educação publica portaria que aumenta piso salarial de professores

Nova portaria define reajuste do piso nacional do magistério e estabelece valor mínimo para a remuneração de professores da...
spot_img

Posts Recomendados