Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Piauiense se torna a primeira sommelier de mel no Brasil; entenda mais sobre a profissão

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Teresa realizou um curso na Itália sobre o desenvolvimento da percepção sensorial do mel. Ela, agora, é referência na testagem da qualidade do mel no país.

A piauiense Teresa Raquel transformou a paixão pelo mel em profissão e se tornou a primeira sommelier do alimento no Brasil. Filha de apicultor, ela agora é referência na testagem da qualidade do mel no país.

O pai de Teresa, Wenner Bastos, é apicultor desde 1983. Teresa sempre foi apaixonada pela apicultora, mas mesmo assim decidiu cruzar outros caminhos e se formou em Jornalismo. Ela chegou a atuar em empresas jornalísticas, mas a realização profissional veio quando passou a trabalhar com o mel.

Teresa realizou um curso na Itália sobre o desenvolvimento da percepção sensorial do mel. A partir de então, ela aprendeu a diferenciar o sabor e o aroma que cada florada imprime no produto final.

Piauiense se torna a primeira sommelier de mel no Brasil — Foto: TV Clube

“O primeiro passo é brincar com esses sabores. Eu comecei fazendo um curso, entendendo como é que a gente identifica as notas do mel. Por exemplo, tem um mel que tem um cheiro de curral de vaca, é impressionante, você cheira e vai direto para o interior. É um mel de uma florada que tem na Europa. Aí você começa a ver que tem muita variedade”, explicou a profissional.

Uma das diferenças apontadas pela sommelier do produto é quanto à tonalidade. O mel mais claro é mais fácil de ser degustado, de combinar com outros alimentos. Ele combina com queijo parmesão e o brier, por exemplo. Já o mais escuro combina em receitas salgadas como, por exemplo, em uma carne de porco glaciada.

A profissional destacou que o seu objetivo é valorizar ainda mais o mel piauiense através do seu trabalho.

“No exterior o pessoal usa como ingrediente de luxo, porque eles sabem qual o trabalho que tem por trás do mel. Eles sabem que existem floradas mais raras e outras não. É o terroir, do mesmo jeito que é no vinho. Eu quero valorizar o terroir piauiense a partir de agora”, comentou Teresa Raquel.

As informações são do G1 Piauí

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Com pouco mais de 4 meses de mandato, Jesse James detalha avanços e próximos passos da gestão em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã desta segunda-feira, 12 de maio, o prefeito de Guadalupe, Jesse James,...

TCE-PI e APPM mobilizam prefeitos para zerar lixões até dezembro de 2025.

O programa é desenvolvido pelo Ministério Público do Piauí (MPPI) em parceria com o Tribunal de Contas, a Secretaria...

Mais de 5 milhões podem ter o título de eleitor cancelado

Desde março, mais de 111 mil eleitores regularizaram a situação O prazo para que eleitores regularizem os seus títulos vence...

A desorganização da CBF causa problemas para a seleção brasileira no Caso Ancelotti

Para a seleção brasileira, o futuro ainda é uma enorme interrogação É no mínimo curiosa a situação em que se...
spot_img

EUA e China chegam a acordo para reduzir tarifas

A disputa tarifária paralisou quase US$ 600 bilhões em comércio bilateral, interrompendo as cadeias de oferta, provocando temores de estagflação...

Papa Leão XIV pede libertação de jornalistas presos em primeira entrevista coletiva

Pontífice destacou importância da imprensa na promoção da paz e se posicionou contra prisões dos que 'buscam contar a...
spot_img

Posts Recomendados