O prefeito Antônio Reis destacou a importância do projeto, como uma importante estratégia para corrigir a defasagem entre ensino e aprendizagem nas escolas municipais, identificadas durante levantamento feito pós-pandemia.
A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na manhã desta segunda-feira, 29 de abril, no auditório Pauliran da Costa e Silva, localizado na sede do Complexo Comercial do Cruzeiro, a abertura do projeto ‘Fortalecimento Pela Aprendizagem’ referente ao ano de 2024, que teve como público-alvo os monitores do projeto. Além destes, participaram do momento o prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto; o secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira; a coordenadora do projeto, Conceição Oliveira; além de professores e gestores da rede municipal de ensino.

Este é o segundo ano consecutivo do ‘Fortalecimento pela Aprendizagem’, de autoria do município e, como o próprio nome remete, pretende intensificar a aprendizagem dos estudantes da rede municipal de Floriano, tanto nas zonas urbana quanto na rural, tendo em vista a implantação de escolas em tempo integral na rede municipal futuramente. O processo de fortalecimento é incentivado pelo acompanhamento de 120 monitores, alunos que já concluíram ou estão em fase de conclusão de graduação na modalidade licenciatura, distribuídos em todas as escolas da rede municipal.

O projeto de ‘Fortalecimento da Aprendizagem’ funciona em tempo integral com carga horária de 35 horas semanais e média de 7h por dia, e oferta atividades em diversas áreas de formação, incluindo tanto as disciplinas de formação básica como língua portuguesa e matemática, quanto aulas de dança, informática, jogos, esportes e áreas relacionadas à formação cidadã. Conforme o secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira, “a realização do projeto visa integrar os alunos às atividades, fortalecendo o processo de aprendizagem, cooperando para a permanência do estudante no ambiente escolar e diminuindo a evasão”, ressaltou.

Segundo o prefeito, Antônio Reis Neto, “este projeto surgiu como uma estratégia após um levantamento pós-pandemia em que foi identificada uma defasagem entre ensino e aprendizagem nas escolas”, disse. O monitor do ‘Fortalecimento pela Aprendizagem’, Talisson Costa, ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento de habilidades e competências, oportunidade de crescimento e o impacto na educação de Floriano e encerrou sua fala com uma reflexão em forma de questionamento direcionado aos colegas monitores e professores: “a aula que elaborei, eu assistiria?”, concluiu.





