A Prefeitura de Jerumenha lançou, na segunda-feira (1º), a Brigada Ambiental Mirim, iniciativa desenvolvida em parceria com o Instituto Cultivar Progresso, por meio das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente. A ação marcou a abertura da Semana do Meio Ambiente no município.
A criação da brigada integra o programa “Fogo Zero”, implantado através de um acordo de cooperação técnica firmado entre o município e o instituto. O projeto reúne municípios da região em ações de prevenção e combate aos incêndios florestais, com atuação das brigadas de incêndio e das brigadas mirins. O evento contou com a presença do prefeito Júnior Nato, secretários municipais, entre eles o secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos, e a secretária de Educação, Jordânia Ferreira. O presidente da Câmara Municipal, vereador José Osmar, também participou da solenidade.

Além do enfrentamento às queimadas, o programa trabalha a conscientização ambiental e a prevenção, com foco nos impactos causados pelo uso irregular e criminoso do fogo.
Durante o lançamento, foram formados 80 brigadistas mirins, entre crianças e pré-adolescentes de 8 a 12 anos, estudantes da rede pública municipal de ensino da sede e da zona rural de Jerumenha.
Segundo a organização, a Brigada Ambiental Mirim terá atuação voltada à educação ambiental nas escolas e junto às famílias, incentivando práticas sustentáveis e ampliando a conscientização da comunidade sobre a preservação do meio ambiente e a construção de uma cidade mais saudável.
Confira as imagens





















