Prevenção e erradicação do trabalho infantil é tema de reunião entre MDS e OIT

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O escritório brasileiro da Organização Internacional do Trabalho preparou uma apresentação para o ministro Wellington Dias sobre como reconstruir a política pública no país

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, recebeu na terça-feira (14.02) o diretor do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Vinicius Pinheiro. A entidade apresentou um modelo de identificação dos riscos de trabalho infantil e tratou sobre como é possível reconstruir a política pública para que o país seja novamente uma referência mundial no tema.

“O Brasil precisa reconstruir uma experiência que se tornou referência para o mundo, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o PETI, e não se faz nada sozinho”, comentou o ministro. “O objetivo é que a gente possa dar passos na perspectiva da reconstrução e realizar um impacto contra o trabalho infantil, contra o trabalho escravo, para que o Brasil possa ter qualidade de vida e, novamente, ser referência para ajudar a todos os países do mundo”, acrescentou.

image 21

Também participaram do encontro a secretária nacional de Cuidados e Família, Laís Abramo, e o secretário nacional de Assistência Social, André Quintão. “Essa trajetória vinha de maneira bastante importante desde meados dos anos 90, até mais ou menos 2015. O Brasil passou a ser uma referência mundial, reconhecida pela OIT em toda a sua estratégia de prevenção e erradicação do trabalho infantil e, infelizmente, nos últimos anos isso regrediu”, lembrou Laís.

“Tivemos um importante efeito da pandemia, que fechou estabelecimentos escolares e provocou mais evasão escolar. Há novos desafios e é necessário retomar com força esse pacto nacional pela prevenção e erradicação do trabalho infantil, para nos aproximarmos, o mais rápido possível, da meta global de erradicação do trabalho infantil”, reforçou a secretária.

Meta global

O diretor da OIT ofereceu o apoio da organização ao Governo Federal. “Estamos à disposição para ajudar o ministério a colocar o Brasil nos trilhos, para erradicar o trabalho infantil de acordo com a meta 8.7 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, disse Vinicius Pinheiro. Os ODS são estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir saúde, educação, trabalho e crescimento econômico, entre outros objetivos, com foco na Agenda 2030.

O secretário André Quintão exaltou a importância do trabalho e projetou os próximos passos da Secretaria Nacional de Assistência Social. “Erradicar o trabalho infantil é uma tarefa civilizatória. Exige a participação da sociedade, das famílias, dos órgãos de proteção social e, também, das agências de cooperação”, afirmou.

“Nós vamos fortalecer o Sistema Único de Assistência Social, recompondo o seu orçamento, atualizando o Cadastro Único, priorizando exatamente aquelas famílias que têm crianças em situações de trabalho infantil, para que essas crianças sejam encaminhadas para a escola, e as famílias sejam apoiadas socialmente”, concluiu Quintão.

A escola integral é uma das propostas do MDS para proteger as crianças e melhorar as condições de trabalho dos pais e provedores, principalmente das mães. “Prevenir situações que possam levar ao trabalho infantil é muito importante. Por outro lado, nós sabemos que muitas vezes, por não terem equipamentos de cuidado, como creches ou escolas de tempo integral, as mães são obrigadas a levar as crianças para o local de trabalho, onde ficam expostas a situações que não são adequadas para uma criança”, ressaltou Laís Abramo.

“A educação infantil é um elemento fundamental de uma política de cuidado. Fortalecer esse tipo de política é essencial também para uma estratégia integrada de prevenção e erradicação do trabalho infantil”, esclareceu a secretária.

Assessoria de Comunicação — MDS

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Professores e famílias devem estar engajados no combate ao racismo

Escola deveria ser lugar de transformação de cultura, diz especialista Em abril, casos de racismo em escolas de elite ganharam...

Bebê de quatro meses entra em coma alcoólico por causa de mamadeira com vinho

A avó da criança se confundiu ao preparar a mamadeira. As autoridades consideram o incidente como um acidente doméstico. Um...

Júnior Nato lidera em todos os cenários, na espontânea, estimulada e tem aprovação de 89,04%, aponta pesquisa realizada em Jerumenha pelo Datamax

O instituto ouviu 301 eleitores no período de 23 a 24 de abril nas zonas rural e urbana do...

Alexandre de Moraes suspende lei que concedia autonomia a clubes de tiro

Ministro atendeu a pedido apresentado pelo PT, que questionou uma lei municipal de Ribeirão Preto (SP). O ministro Alexandre de...
spot_img

Metrô de Teresina vai funcionar gratuitamente nos fins de semana que antecedem o Dia das Mães

Segundo a empresa que administra o serviço, o horário de funcionamento será das 7h às 13h30. O metrô de Teresina...

Unidades Básicas de Saúde de Floriano recebem novas câmaras frias

A secretária de saúde, Caroline Reis, destacou a importância dos novos equipamentos para o bom funcionamento dos serviços de...
spot_img

Posts Recomendados