Professora cria ‘barril do Chaves’ na sala de aula para incentivar aluno com autismo, no Ceará

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O estudante do 3º ano do ensino fundamental tem hiperfoco na série mexicana. Por isto, a docente pensou nesta estratégia, já que ele resistia à permanência na sala.

Um aluno com autismo de uma escola pública em Juazeiro do Norte, no Ceará, ganhou um incentivo inusitado, porém divertido, para permanecer em sala de aula: um barril similar ao do personagem Chaves, da série mexicana homônima. O estudante Raphael Silva, do 3º ano do ensino fundamental, tem hiperfoco no personagem — o que motivou a estratégia criada pela professora Licaelle Rocha, em parceria com o cuidador que acompanha Raphael, Tiago Feitosa.

Foto: Prefeitura de Juazeiro do Norte/Reprodução

A docente faz parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal Mário da Silva Bem. Ela explicou que o hiperfoco está atrelado ao extremo interesse e concentração em assuntos específicos. Nessa perspectiva, surgiu a ideia de inserir algum elemento que chamasse a atenção da criança, incentivando o gosto pelo ambiente de aprendizagem.

Raphael, conforme a docente, reagiu bem ao primeiro contato com a estratégia inovadora. “De imediato, ele já entrou na sala e seguiu direto para o local, reproduzindo muitos gestos de felicidade”, disse Licaelle.

Foto: Prefeitura de Juazeiro do Norte/Reprodução

A professora explicou que a ideia de construir o barril surgiu para que ele permanecesse junto aos colegas em sala de aula, já que ele apresentava resistência. Em 2022, o cuidador que acompanhava Raphael identificou o hiperfoco da criança pelo programa televisivo mexicano e já começou a abordar itens que promovessem a identificação do Chaves no cotidiano escolar do aluno.

O profissional já havia dado ao estudante o elemento mais característico do personagem: o chapéu. Desde então, Raphael frequenta a escola com o objeto na cabeça. Com o trabalho de parceria da professora junto ao do cuidador, a criança é estimulada e motivada a desenvolver habilidades básicas que impactam positivamente na sua aprendizagem.

A ideia do barril foi colocada em prática com a parceria do novo profissional que acompanha Raphael, Tiago Feitosa, que, por meio de doação, conseguiu o objeto para confecção do barril.

Foto: Prefeitura de Juazeiro do Norte/Reprodução

A mãe de Raphael, Cícera Torres, agradeceu pela atenção especial ao filho. “Ele adora ir para escola, gosta muito do ambiente, dos colegas e professores. Com essa novidade ele não para de fazer os gestos que identificam que ele está alegre. Fico muito feliz com todo esse olhar que estão tendo com meu filho e é também uma forma de incentivar outros profissionais”, disse.

As informações são do G1

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

‘Churrasco do brasileiro’: Preço da picanha cai, mas cerveja fica mais cara em 12 meses

Carnes, frango e linguiça estão mais em conta, mas pão de alho, vinagrete e bebidas se tornaram principais vilões...

Com investimento de R$ 3 milhões, governo do Piauí entrega escola “modelo” em tempo integral

Fundado em 1938, o Ceti Fenelon Castelo Branco foi totalmente reformado e requalificado para se adequar ao padrão Seduc. O...

Campeonato de Jerumenha estreia com vitória dominante do China sobre o Serraria por 4X0

O Campeonato de Futebol de Jerumenha teve seu pontapé inicial ontem, 13 de abril, com um confronto entre as...

Wellington Dias defende Bolsa Família para trabalhadores rurais com carteira assinada

A matéria tramita na Câmara dos Deputados e sofre pressão da bancada ruralista, que tenta acelerar a aprovação do...
spot_img

PL que regula atividade dos motoristas de aplicativos ganha mais tempo na Câmara

Os profissionais seguem acompanhando as discussões no Congresso, que agora terá o texto analisado por outras 3 comissões da...

Mais R$ 1,4 bilhão está ao alcance dos produtores rurais por meio do Plano Safra

O montante disponível para operações de crédito foi anunciado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  Advogado especialista...
spot_img

Posts Recomendados