Projeto de educação ambiental monitora colmeias no Piauí e orienta a preservar abelhas nativas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O levantamento e monitoramento de ninhos e colmeias é feito por equipes em Teresina, Floriano, Bom Jesus e Picos, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi).

O Grupo de Estudos sobre Abelhas do Semiárido Piauiense (Geaspi), da Universidade Federal do Piauí, monitora, desde 2015, ninhos de abelhas nativas e a saúde de colmeias no estado. O intuito é preservar os animais. Quer saber mais sobre a importância das abelhas para a saúde e sobrevivência da natureza?

A coordenadora do projeto é a professora Juliana do Nascimento Bendini, que há 23 anos realiza pesquisas no setor de apicultura.

O levantamento e monitoramento de ninhos e colmeias é feito por equipes em Teresina, Floriano, Bom Jesus e Picos, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi). Segundo Juliana, o grupo também estimula a recuperação de áreas desmatadas da caatinga, bioma brasileiro, através da distribuição de mudas aos apicultores do estado.

“Temos ações voltadas para o recaatingamento, estratégias para a conservação das abelhas, suas preferências alimentares e manutenção dos enxames durante o período seco, nosso grande gargalo no semiárido”, informou a professora.

Em Picos, o Geaspi cultiva um meliponário didático, espaço onde são criadas abelhas sem ferrão nativas. Cerca de 600 crianças já visitaram o local, para conhecer e aprender sobre os animais.

Ainda no Sul do estado, o grupo firmou parcerias com as Prefeituras Municipais de Itainópolis e Patos do Piauí, e promove oficinas sobre sustentabilidade para jovens.

De acordo com a pesquisadora Juliana Bendini, a importância das abelhas para ecossistemas é imensurável, pois cerca de 87% das plantas com flores dependem dos animais para produzir frutos e sementes.

Ao longo dos anos, as abelhas se adaptaram e passaram por modificações no corpo, adquirindo pelos, uma língua adaptada para sugar o néctar (glossa) e uma estrutura para carregar o pólen (corbículas). Atualmente, estão entre os maiores polinizadores do planeta.

“Descendentes das vespas, as abelhas desenvolveram-se para melhor aproveitar os recursos florais. A polinização é responsável pela manutenção das florestas e de toda a vida que existe, já que as plantas fornecem abrigo e alimento aos animais. Infelizmente os apicultores brasileiros, especialmente aqui no Piauí, estão alheios aos acontecimentos relacionados ao desaparecimento das abelhas”, contou Juliana.

Guia auxilia a monitorar a saúde das abelhas no Piauí; material é distribuído para apicultores

Desaparecimento de abelhas

A professora destacou que o sumiço em massa de abelhas é uma preocupação antiga e culminou em 2006, após o alto índice de desaparecimento de enxames nos Estados Unidos.

O desmatamento de matas nativas, provocado pelo agronegócio, e o uso massivo de venenos em monocultivos estão entre as causas do desaparecimento.

No dia 10 de março deste ano, uma reportagem do Fantástico mostrou que o uso de agrotóxicos, avanço do desmatamento e falta de flores que fornecem néctar e pólen resultam também no aumento do número de ataques de abelhas no Brasil. Só em março de 2022, foram 5 casos fatais. Desde 2020, 454 pessoas morreram após ataques de abelhas no país.

“O processo de gradagem do solo também dizima as abelhas solitárias, que correspondem a maioria das espécies de abelhas. Essas fazem seus ninhos no solo e seu desaparecimento nunca é contabilizado”, pontuou Juliana Bendini.

Desaparecimento de abelhas preocupa apicultores — Foto: Reprodução/EPTV

O Brasil possui mais de 400 espécies de abelhas nativas. Os insetos são fundamentais para a polinização, produção de mel e também ajudam as indústrias farmacêutica e de beleza.

Produção de mel no Piauí

Entre janeiro e agosto de 2021, o Piauí foi o maior exportador de mel do Brasil, conforme um levantamento do Ministério da Saúde. O estudo contabiliza números de exportação. No período, o estado realizou 29,1% das exportações de mel do país. Estados Unidos, Europa e Ásia e África são maiores consumidores do produto piauiense.

“O Piauí tem na produção e comercialização de mel uma das três maiores atividades responsáveis pelo Produto Interno Bruto do Estado. A apicultura não colabora apenas para o crescimento econômico, mas também para o desenvolvimento humano, posto que garante renda distribuída às comunidades rurais, sem desapropriá-las, nem destruir as matas”, afirmou Juliana Bendini.

Entre as atividades do Geaspi, está o estudo e a caracterização da origem botânica e da composição do mel em função das floradas. O grupo aponta que o mel é destaque na geração de renda, soberania alimentar e promoção de saúde.

“Infelizmente nosso mercado interno é mínimo e precisamos investir na sensibilização das pessoas em relação aos benefícios dos produtos apícolas à nossa saúde. Durante a pandemia, nós fizemos uma pesquisa sobre o consumo dos produtos apícolas e constatamos uma alta de 34%. É preciso mantermos esse crescimento no consumo e investir em campanhas para isso”, completou.

Neste ano, a piauiense Teresa Raquel transformou a paixão pelo mel em profissão e se tornou a primeira sommelier do alimento no Brasil. Filha de apicultor, ela agora é referência na testagem da qualidade do mel no país.

Em abril, o Governo do Piauí anunciou que a Cooperativa de Desenvolvimento do Vale do Rio Piracuruca (Codevarp), localizada na zona rural de Piracuruca, no Norte do estado, recebeu o Selo de Inspeção Federal (SIF), que permite a comercialização da apitoxina, um veneno encontrado no ferrão das abelhas, amplamente utilizado no mercado farmacêutico.

Curiosidades sobre abelhas

A Associação Brasileira dos Estudos de Abelhas reúne em seu site diversas curiosidades sobre as abelhas:

  1. As asas das abelhas batem 180 vezes por segundo, e elas voam a até 25 km/h;
  2. Uma abelha visita em média entre 50 e 1.000 flores por dia;
  3. Um enxame pode contar com até 100 mil indivíduos;
  4. Uma abelha carrega o peso equivalente a 300 vezes o seu;
  5. Apenas as operárias (fêmeas) trabalham. A única missão dos machos (zangões) é fecundar a rainha;
  6. A abelha rainha vive até dois anos, enquanto as operárias não duram mais que um mês e meio;
  7. A geleia real é o único alimento da rainha durante toda sua vida;
  8. As abelhas rainhas põem 3 mil ovos num único dia;
  9. Abelha africanizada morre após ferroar uma vítima, elas possuem um ferrão em forma de serrote, que, após penetrar uma superfície como a pele, fica preso, danificando órgãos abdominais.

As informações são do G1 Piauí

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Conheça o smartphone superpoderoso Pura 70, da Huawei, que pode ser uma ameaça ao iPhone

Nova linha da empresa chinesa lançada neste mês tem como destaque os recursos avançados de fotografia Lançada neste mês pela...

Governador visita obras e autoriza reforma de escola e implantação do Piauí Saúde Digital em Capitão Gervásio Oliveira

No município, além de autorizar novas melhorias, Rafael Fonteles visitou serviços em andamento. O governador Rafael Fonteles esteve no município...

Lula garante recursos para o Rio Grande do Sul, atingido por temporais

Presidente se reuniu com governador do estado, Eduardo Leite O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (2),...

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

Eduardo Leite pede ajuda e que população deixe áreas de risco O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite,...
spot_img

Fábio Novo aposta em crescimento nas pesquisas numa eleição com tendência de polarização

Pré-candidato do PT à Prefeitura de Teresina participou do lançamento da candidatura de Fernando Lima a vereador. O pré-candidato à...

Prefeitura de Floriano promove abertura do projeto ‘Cine Social para Todos’ na praça da Bandeira 

Rafaela Barros, secretária da SEMDAS, disse que a ideia é reunir as famílias e oferecer um momento de integração...
spot_img

Posts Recomendados