Projeto de lei prevê descontos de até 95% em juros e multas de IPVA, ICMS e outros impostos no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governo do estado enviou para Assembleia Legislativa do Piauí projeto de lei que prevê descontos em multas e juros nos débitos de vários impostos entre eles ICMS, IPVA e ITCMD.

De acordo com a mensagem enviada aos deputados, em relação ao parcelamento, no caso do ICMS os débitos podem ser parcelados em três vezes:

90% de desconto dos juros e multas punitivas e moratórias, em seis vezes com 80% de desconto de juros e multas.

12 vezes com 70% de desconto de juros e multas;

Em 90 parcelas, sendo que nessa última opção o contribuinte deve dispor de uma entrada mínima de 20% do valor total do crédito tributário.

Já em relação aos débitos relativos ao IPVA e ITCMD, podem ser parcelados em três, seis e até doze parcelas, sendo que os descontos serão, sucessivamente, de 90%, 80% e 70%.

O projeto de lei nº  143, de 11 de outubro de 2023, institui o Programa de Recuperação de Créditos Tributários (Refis 2023) relativos ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e da Taxa de Licenciamento do DETRAN, e do Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos (ITCMD). 

A mensagem foi elaborada pela Secretaria Estadual de Fazenda e destaca que podem ser inscritos ou não em dívida ativa, inclusive ajuizados.

“Com essa campanha de negociação de débitos, o objetivo do Governo é criar condições para o incremento da arrecadação estadual, no que se refere aos impostos e taxa citados, assim como disponibilizar aos contribuintes alternativas para regularizarem sua situação tributária perante o Fisco estadual”, afirma o secretário da Fazenda, Emílio Júnior. 

O projeto prevê que no pagamento integral, o débito poderá ser efetuado com redução de 95% das multas e dos juros de mora, dos impostos e da taxa, aplicando-se também aos créditos parcelados em curso. Com isso, ficam dispensados, na forma disposta na mensagem do governo, os créditos fiscais relativos a multas e juros de mora decorrentes do atraso no pagamento dos referidos impostos. 

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula sanciona lei que cria Dia Nacional da Pastora e do Pastor evangélico

Projetos aprovados pelo Congresso e sancionados pelo presidente reforçam importância da diversidade e da tolerância religiosas O presidente Luiz Inácio...

Sesapi realiza reunião com regionais e municípios sobre mudanças no calendário infantil de vacinas

Os municípios devem devolver às Regionais de Saúde todo o estoque de vacina Oral contra Poliomielite (VOP), uma vez...

Presidente Lula sanciona lei que estende desoneração da folha até o fim do ano

Medida contempla os 17 setores da economia que mais empregam. Projeto também estabelece uma reoneração gradual da folha a...

Eleição de 2024 terá recorde de eleitores e o menor número de candidatos desde 2012

São quase 463 mil candidatos inscritos. Destes, até agora, 5 mil tiveram os pedidos de registro negados. Principalmente porque...
spot_img

Criança Esperança 2024 vai beneficiar 100 projetos de todo o Brasil

O JN conta a história de um dos projetos acolhidos pela campanha: o Lar Paulo de Tarso, que abriga...

Rafael Fonteles pede votos para Ricardo Martins, enquanto Ciro Nogueira reforça apoio a Gedison Alves na disputa pela prefeitura de Marcos Parente

Ricardo Martins e Gedison Alves disputam voto a voto. A corrida pela prefeitura de Marcos Parente está mais acirrada do...
spot_img

Posts Recomendados