Própolis pode ser grande aliado contra covid-19, diz estudo inicial

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pesquisa está sendo realizada com pacientes do Hospital São Rafael, localizado em Salvador (BA).

De acordo com um estudo inicial feito pelo Instituto D’or e o Hospital São Rafael de Salvador (BA), o uso do própolis apresentou bons resultados em pacientes contaminados com novo coronavírus.

A pesquisa foi feita com 124 pacientes internados com covid-19 no Hospital São Rafael entre junho e agosto de 2020. Todos eles receberam o tratamento padrão contra a doença, enquanto 40 pessoas receberam 400 miligramas diárias de própolis, outros 42 receberam 800 miligramas e 42 não a receberam.

De acordo com o estudo, o própolis se mostrou responsável pela diminuição da intubação e do índice de lesão renal grave em decorrência da doença.

Pesquisadores explicaram que o uso do produto pode interferir diretamente na proteína enzima conversora da angiotensina 2 , ou ECA2, que está ligada à disseminação do novo coronavírus no corpo do infectado. Ou seja, o uso do composto natural pode diminuir o potencial inflamatório da doença.

Porém, o própolis não serve como prevenção contra a covid-19 e os estudos indicam que ele pode auxiliar no impacto de pessoas hospitalizadas com a doença, mas ainda não há certeza sobre o fato.

O Própolis, substância possui ação antienvelhecimento, ação anticancerígena, melhora a cicatrização da pele e é bom contra infecções respiratórias e outros.

O que é?

Própolis é uma substância resinosa que as abelhas recolhem de troncos e brotos de árvores e de algumas plantas. Portanto, as abelhas usam esta mistura de resina natural e enzimas de sua saliva para dar estrutura, fechar aberturas e rachaduras na colmeia, e também como agente desinfetante.

O própolis é diretamente responsável por garantir a assepsia das colmeias, pois ele tem uma potente ação antimicrobiana, o que protege as abelhas de doenças.

Colmeias são locais propensos ao desenvolvimento de fungos, vírus e bactérias, dadas as suas condições de temperatura, umidade e superlotação.

De forma mais comum esta substância resinosa tem cor marrom escura, mas pode ser encontrada em tons verdes, vermelhos, pretos e brancos, dependendo das fontes da resina coletada pelas abelhas.

O própolis é composto de 50% de resina e bálsamo, 30% de cera, 10% de óleos essenciais e aromáticos, 5% de pólen e 5% de impurezas.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Produção agrícola do Piauí cresceu 384% em oito anos, diz IBGE

O estado do Piauí passou de R$ 2,6 bilhões, em 2015, para quase R$ 13 bilhões no ano passado. O...

Saiba mais sobre as ações do Ministério da Saúde voltadas às pessoas com deficiência

Expansão da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, construção de novos Centros Especializados em Reabilitação e avanço de...

Rodrigo Rocha e Abraão Araújo oficializam chapa para disputar presidência da AVEP

As eleições da entidade estão marcadas para o dia 4 de janeiro de 2025. Na terça-feira, 3 de dezembro, o...

Câmara de Guadalupe realiza duas sessões para votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal e Projeto de Resolução

Também foi feita a leitura do Projeto de Lei que declara de Utilidade Pública a Augusta e Respeitável Loja...
spot_img

Soraya Thronicke e Ciro Nogueira batem boca em CPI das Bets: ‘Me respeite’

A discussão ocorreu durante o depoimento de João Studart, CEO da Bet Nacional. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as apostas...

Governador destaca importância do agronegócio ao Piauí em homenagem a personalidades do setor

Nove produtores, cinco técnicos, quatro instituições e duas empresas foram agraciados com a Medalha do Mérito Agropecuário. O governador Rafael...
spot_img

Posts Recomendados