Pesquisa está sendo realizada com pacientes do Hospital São Rafael, localizado em Salvador (BA).
De acordo com um estudo inicial feito pelo Instituto D’or e o Hospital São Rafael de Salvador (BA), o uso do própolis apresentou bons resultados em pacientes contaminados com novo coronavírus.
A pesquisa foi feita com 124 pacientes internados com covid-19 no Hospital São Rafael entre junho e agosto de 2020. Todos eles receberam o tratamento padrão contra a doença, enquanto 40 pessoas receberam 400 miligramas diárias de própolis, outros 42 receberam 800 miligramas e 42 não a receberam.
De acordo com o estudo, o própolis se mostrou responsável pela diminuição da intubação e do índice de lesão renal grave em decorrência da doença.
Pesquisadores explicaram que o uso do produto pode interferir diretamente na proteína enzima conversora da angiotensina 2 , ou ECA2, que está ligada à disseminação do novo coronavírus no corpo do infectado. Ou seja, o uso do composto natural pode diminuir o potencial inflamatório da doença.
Porém, o própolis não serve como prevenção contra a covid-19 e os estudos indicam que ele pode auxiliar no impacto de pessoas hospitalizadas com a doença, mas ainda não há certeza sobre o fato.
O Própolis, substância possui ação antienvelhecimento, ação anticancerígena, melhora a cicatrização da pele e é bom contra infecções respiratórias e outros.
O que é?
Própolis é uma substância resinosa que as abelhas recolhem de troncos e brotos de árvores e de algumas plantas. Portanto, as abelhas usam esta mistura de resina natural e enzimas de sua saliva para dar estrutura, fechar aberturas e rachaduras na colmeia, e também como agente desinfetante.
O própolis é diretamente responsável por garantir a assepsia das colmeias, pois ele tem uma potente ação antimicrobiana, o que protege as abelhas de doenças.
Colmeias são locais propensos ao desenvolvimento de fungos, vírus e bactérias, dadas as suas condições de temperatura, umidade e superlotação.
De forma mais comum esta substância resinosa tem cor marrom escura, mas pode ser encontrada em tons verdes, vermelhos, pretos e brancos, dependendo das fontes da resina coletada pelas abelhas.
O própolis é composto de 50% de resina e bálsamo, 30% de cera, 10% de óleos essenciais e aromáticos, 5% de pólen e 5% de impurezas.