PSDB é o partido que mais se enfraquece na Câmara

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um deputado tucano dizia na manhã de 2ª feira (1º.fev.2020): “O Arthur Lira já ganhou. O que nós precisamos agora é perder com dignidade”. Dali a 12 horas o alagoano Lira, do PP, venceria no 1º turno, com 302 votos.

A constatação do tucano poderia ter sido feita em dezembro de 2020. Na época nem sequer ainda estava escolhido o nome de Baleia Rossi (MDB-SP) como adversário de Lira e já era claro o favoritismo do alagoano.

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Há quem ache que isso poderia ter sido revertido com a escolha de outro nome, por exemplo Marcos Pereira (Republicanos-SP), da bancada evangélica, com maior capacidade de angariar votos conservadores.

O fato é que Baleia foi escolhido e que o governador de São Paulo, João Doria, o maior expoente do PSDB, trabalhou por sua candidatura. Almoçou com ele, com o presidente do partido, Bruno Araújo, e com deputados tucanos no Palácio dos Bandeirantes em 15 de janeiro.

Nem todos os tucanos remaram para o mesmo lado. Depois da saída do DEM do grupo de apoio a Baleia, no domingo (31.jan.2020) uma parte grande dos deputados do partido queria fazer a mesma coisa. Foi com margem de só duas assinaturas que se conseguiu manter o PSDB no bloco de Baleia.

O prefeito tucano de Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira, percorria os corredores da Câmara na tarde de 2ª feira para tentar conter a debandada de correligionários. Enquanto isso, os dissidentes se reuniam longe dali, na casa de um deputado.

Assim, é inevitável que a derrota de Baleia caia no colo do PSDB.

Por que não do MDB? Porque a escolha de Baleia foi mais do então presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do que do próprio partido. Aliás, trata-se de uma legenda muito fragmentada, com vários grupos aliados ao Planalto. Entre senadores, há dois líderes do governo. O DEM, ao ter se aliado a Lira, participou de sua vitória em 1º turno.

São razoáveis as chances de o PSDB continuar a se enfraquecer, a ponto de virar uma legenda inexpressiva. A única chance de evitar que seja assim é chegar com um candidato forte à eleição presidencial do ano que vem. E vencer. Isso parece quase uma miragem hoje.

Do PODER360

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Polícia Federal coloca Bolsonaro como articulador do golpe

Até este momento, a sustentação feita pela defesa de Bolsonaro era de que ele não sabia de nada. A situação...

Detran do Piauí concede até 95% de desconto nos juros e multas decorrentes de atraso no pagamento do licenciamento veicular

O programa oferece diversas opções de pagamento, com descontos que podem variar de 70% a 95%. Proprietários de veículos já...

Expoapi 2024 deve gerar R$ 300 milhões em negócios e atrair 400 mil pessoas

O evento contará com leilões, ações de networking e shows com grandes atrações nacionais e locais, todos com entrada...

Rodrigo Martins, prefeito eleito de Bertolínia, participa do encontro Pactos pelo Piauí 

O encontro foi organizado pelo Governo do Piauí, em parceria com a APPM e a participação de órgãos federais. Por...
spot_img

Ao lado do superintendente do Senar, vereador Dr. Dilson Gomes visita serviços do Programa Saúde do Homem e Mulher Rural em Guadalupe

"Gostaria de parabenizar mais uma vez a iniciativa da prefeita Neidinha Lima, que coloca sempre a saúde como prioridade...

Empreendedora de Guadalupe é premiada no Sebrae Mulher de Negócios e celebra a conquista nacional

Premiação comemora 15 vencedoras, incluindo Luzilene Soares da Silva, de Guadalupe, em cinco categorias de atuação no Brasil. Quinze empreendedoras...
spot_img

Posts Recomendados