G13 PSDB é o partido que mais se enfraquece na...

PSDB é o partido que mais se enfraquece na Câmara

-

Um deputado tucano dizia na manhã de 2ª feira (1º.fev.2020): “O Arthur Lira já ganhou. O que nós precisamos agora é perder com dignidade”. Dali a 12 horas o alagoano Lira, do PP, venceria no 1º turno, com 302 votos.

A constatação do tucano poderia ter sido feita em dezembro de 2020. Na época nem sequer ainda estava escolhido o nome de Baleia Rossi (MDB-SP) como adversário de Lira e já era claro o favoritismo do alagoano.

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Há quem ache que isso poderia ter sido revertido com a escolha de outro nome, por exemplo Marcos Pereira (Republicanos-SP), da bancada evangélica, com maior capacidade de angariar votos conservadores.

O fato é que Baleia foi escolhido e que o governador de São Paulo, João Doria, o maior expoente do PSDB, trabalhou por sua candidatura. Almoçou com ele, com o presidente do partido, Bruno Araújo, e com deputados tucanos no Palácio dos Bandeirantes em 15 de janeiro.

Nem todos os tucanos remaram para o mesmo lado. Depois da saída do DEM do grupo de apoio a Baleia, no domingo (31.jan.2020) uma parte grande dos deputados do partido queria fazer a mesma coisa. Foi com margem de só duas assinaturas que se conseguiu manter o PSDB no bloco de Baleia.

O prefeito tucano de Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira, percorria os corredores da Câmara na tarde de 2ª feira para tentar conter a debandada de correligionários. Enquanto isso, os dissidentes se reuniam longe dali, na casa de um deputado.

Assim, é inevitável que a derrota de Baleia caia no colo do PSDB.

Por que não do MDB? Porque a escolha de Baleia foi mais do então presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do que do próprio partido. Aliás, trata-se de uma legenda muito fragmentada, com vários grupos aliados ao Planalto. Entre senadores, há dois líderes do governo. O DEM, ao ter se aliado a Lira, participou de sua vitória em 1º turno.

São razoáveis as chances de o PSDB continuar a se enfraquecer, a ponto de virar uma legenda inexpressiva. A única chance de evitar que seja assim é chegar com um candidato forte à eleição presidencial do ano que vem. E vencer. Isso parece quase uma miragem hoje.

Do PODER360

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Anitta foi a mulher mais pesquisada do Brasil em 2020; leia lista completa

Ana Maria Braga ficou em 2º lugar, seguida pela cantora Jojo Todynho e Kamala Harris foi destaque internacional. A cantora...

Namorada de Whindersson revela sexo do bebê: ‘Mamãe de menino’

O anúncio foi feito durante um chá revelação com a presença de alguns familiares do casal. Namorada de Whindersson Nunes,...

Brasil bate novo recorde e acumula 10 mil mortes por Covid em uma semana

País contabilizou 10.939.320 casos e 264.446 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia, segundo balanço do consórcio de...

Visita histórica do papa Francisco ao Iraque tem missa e encontro com aiatolá

A visita por si já tem o seu valor, e ganha dimensão ainda maior com o encontro do pontífice...

Brasil confirma 69 mil casos e 1.555 mortes por Covid-19 em 24h

O país acumula 264.325 mortes e quase 11 milhões de casos confirmados, de acordo com o Ministério da Saúde. O Ministério...

Hospitais no interior do Piauí têm quase 80% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados

Dos 120 leitos de UTI para Covid-19 montados em hospitais do interior do estado, 99 estão ocupados. Em São...

Posts Recomendados