Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

PSDB é o partido que mais se enfraquece na Câmara

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um deputado tucano dizia na manhã de 2ª feira (1º.fev.2020): “O Arthur Lira já ganhou. O que nós precisamos agora é perder com dignidade”. Dali a 12 horas o alagoano Lira, do PP, venceria no 1º turno, com 302 votos.

A constatação do tucano poderia ter sido feita em dezembro de 2020. Na época nem sequer ainda estava escolhido o nome de Baleia Rossi (MDB-SP) como adversário de Lira e já era claro o favoritismo do alagoano.

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Há quem ache que isso poderia ter sido revertido com a escolha de outro nome, por exemplo Marcos Pereira (Republicanos-SP), da bancada evangélica, com maior capacidade de angariar votos conservadores.

O fato é que Baleia foi escolhido e que o governador de São Paulo, João Doria, o maior expoente do PSDB, trabalhou por sua candidatura. Almoçou com ele, com o presidente do partido, Bruno Araújo, e com deputados tucanos no Palácio dos Bandeirantes em 15 de janeiro.

Nem todos os tucanos remaram para o mesmo lado. Depois da saída do DEM do grupo de apoio a Baleia, no domingo (31.jan.2020) uma parte grande dos deputados do partido queria fazer a mesma coisa. Foi com margem de só duas assinaturas que se conseguiu manter o PSDB no bloco de Baleia.

O prefeito tucano de Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira, percorria os corredores da Câmara na tarde de 2ª feira para tentar conter a debandada de correligionários. Enquanto isso, os dissidentes se reuniam longe dali, na casa de um deputado.

Assim, é inevitável que a derrota de Baleia caia no colo do PSDB.

Por que não do MDB? Porque a escolha de Baleia foi mais do então presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do que do próprio partido. Aliás, trata-se de uma legenda muito fragmentada, com vários grupos aliados ao Planalto. Entre senadores, há dois líderes do governo. O DEM, ao ter se aliado a Lira, participou de sua vitória em 1º turno.

São razoáveis as chances de o PSDB continuar a se enfraquecer, a ponto de virar uma legenda inexpressiva. A única chance de evitar que seja assim é chegar com um candidato forte à eleição presidencial do ano que vem. E vencer. Isso parece quase uma miragem hoje.

Do PODER360

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Deputado do Pequi morre aos 48 anos após sofre um AVC hemorrágico em Floriano

Faleceu na manhã desta terça-feira (22/07), por volta das 6h42, no Hospital Regional Tibério Nunes (HRTN), em Floriano, o...

Alexandre de Moraes bloqueia contas bancárias e bens de Eduardo Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (21) o bloqueio dos bens e...

Piauí reforça ações contra gripe aviária após caso confirmado no Ceará

Com foco registrado no Ceará, ações preventivas ganham força nas fronteiras do Piauí. O alerta acendeu no Piauí após a...

Ferrovia Transnordestina deve iniciar operação entre Piauí e Ceará a partir de outubro

O trajeto da ferrovia vai interligar o Terminal Intermodal de Cargas de Bela Vista do Piauí a Iguatu, no...
spot_img

Cidade no interior do Piauí enfrenta colapso hídrico e articula construção de ramal em adutora no rio São Francisco

Segundo o prefeito do município, não chove na região desde o ano passado; população urbana e rural depende de...

Família piauiense mobiliza campanha para tratamento de R$ 3,5 milhões na luta pela vida do pequeno Victor Manuel

O pequeno Victor Manuel, natural do Piauí, enfrenta uma batalha desafiadora contra a Leucemia Linfóide Aguda (LLA). Diagnosticado em...
spot_img

Posts Recomendados