Rafael Fonteles discute alternativas de reforço energético com a Aneel

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A agência acaba de autorizar a implantação de mais 17 unidades geradoras de energia solar no território piauiense

O governador Rafael Fonteles se reuniu nesta terça-feira (11), em Brasília, com o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa. No encontro foram discutidas alternativas de reforço energético para o Piauí, considerando fontes diversas de geração, como usinas hidrelétricas, termoelétricas e investimentos para a produção de hidrogênio verde, o combustível do futuro. “Tratamos sobre o leilão da hidrelétrica e da termoelétrica, tentar reativar essas formas de energia importantes para a manutenção do sistema como um todo” comentou Fonteles.

No encontro também foram discutidas melhorias no sistema de transmissão de energia no Piauí. “As linhas de transmissões são importantes para melhorar a qualidade da energia elétrica e possibilitar mais empreendimentos de energia limpa em nosso estado”, complementou.

A Aneel acaba de autorizar a implantação de mais 17 unidades geradoras de energia solar no território piauiense. As usinas fotovoltaicas (UFV) serão distribuídas em dois municípios, sob regime de Produção Independente de Energia Elétrica (PIE). A cidade de Ribeiro Gonçalves terá 11 unidades de 30 mil kw cada, totalizando 330 mil kw. Outras seis unidades devem ser instaladas em Brasileira, norte do Piauí, com 38.712 kw cada, totalizando 232.272 kw de capacidade produtiva.

No encontro também foram discutidas melhorias no sistema de transmissão de energia no Piauí.

A adição das novas UFVs consolida o Piauí como referência em produção de energia renovável no Brasil. Outros 30 empreendimentos estão em fase de construção, que terão capacidade instalada total de 1,25 Gw.

Rafael Fonteles deseja que o Piauí também assuma protagonismo na produção de hidrogênio verde. “O ministério de Minas e Energia já começa a se preparar para o combustível do futuro também. São notícias boas que vão gerar emprego, renda, sustentabilidade ambiental e energia de boa qualidade para nosso estado e para nossas empresas”, finalizou.

Presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Marcos Parente ganha Van adaptada para beneficiar pacientes em tratamento de saúde

Veículo garantido por emenda parlamentar proporcionará conforto aos marcoenses em tratamento fora do município. Na manhã desta quinta-feira, 16 de...

Educação do Piauí convoca mais 120 professores para atuar no estado

Os candidatos devem preencher o formulário e enviar a documentação necessária no período de 15 a 22 de maio. A...

Guadalupe inicia campanha de mobilização para prevenir queimadas em meio ao clima seco

O município planeja ampliar sua campanha com palestras, panfletagem e outras ações educativas para conscientizar a população sobre a...

Mais de 150 crianças foram vítimas de estupro no Piauí no primeiro trimestre de 2024

Maio Laranja faz alerta para o abuso sexual em crianças e adolescentes. No mês de combate ao abuso sexual infantil,...
spot_img

Esporte: sorteados times que se enfrentarão na 1ª rodada da Copa Floriano 2024

A abertura da Copa está marcada para o dia 21 de Maio, às 19h, e o 1° jogo fica...

Nos EUA, governador defende transição energética e aponta Piauí como um celeiro de oportunidades

Rafael Fonteles esteve presente em dois eventos financeiros em Nova Iorque nesta quarta (15), onde apresentou o modelo de...
spot_img

Posts Recomendados