O evento busca consolidar uma rede de parcerias e fortalecer a cooperação institucional para enfrentar desafios e implementar políticas públicas efetivas no estado
a manhã desta quinta-feira (21), o Centro de Convenções de Teresina sedia a primeira edição do Pactos pelo Piauí, encontro voltado para prefeitos eleitos e reeleitos em 2024.
Mais de 200 gestores municipais confirmaram presença, além do governador Rafael Fonteles (PT). O evento tem como foco fortalecer as relações entre os governos estaduais, federais e municipais, promovendo a discussão sobre políticas públicas.
Na coletiva de imprensa, o governador Rafael Fonteles e o ministro Wellington Dias falaram que o foco da reunião institucional é a integração entre prefeituras, governo do estado e Presidência da República, a fim de que os mais de 200 municípios tenham suas demandas atendias e, assim, o estado se desenvolva.
Fonteles apontou ainda que este momento pós-eleições é oportuno para que o governo sinalize estar aberto ao diálogo aos prefeitos eleitos e reeleitos, com intuito de alinhar os planos de governo de cada município com foco na educação, saúde e segurança.
Índice de mortes no trânsito, analfabetismo e esgotamento em cidades interioranas do estado foram classificados como “indicadores ruins” e que devem ter atenção especial dos gestores a partir de 2025.
No fim da coletiva, o governador afirmou ser um dos apoiadores da liberação das emendas parlamentares, a fim de que a verba possa ser usada em projetos do governo do estado.
Rafael Fonteles afirma que o evento é uma oportunidade estratégica para alinhar ações com futuros administradores municipais. “Será uma excelente oportunidade de dialogar com os gestores antes mesmo de assumir os cargos. Durante o evento, apresentaremos programas existentes e novos, em parceria com os municípios, para melhorar os serviços à população”, destaca.
AUMENTO DE RENDA
No discurso de abertura, Wellington Dias falou sobre o aumento da renda média dos piauienses como indicativo positivo e revelou que o governo estadual tem 96 projetos para o desenvolvimento do Piauí.
O ministro complementou dizendo que haja uma sintonia entre prefeitos, governador e presidente [sendo ele o vetor de ligação estado-federação] em pontos estratégicos para que o estado avance. Dias usou os programas sociais Bolsa Família, Farmácia Popular, Auxílio Gás e Pé-de-Meia para exemplificar os benefícios dessa plena integração, haja vista que – com o alinhamento dos planos de governo – os programas ampliariam o público beneficiado.
Para finalizar, Wellington Dias compartilhou uma meta ambiciosa com o público: tornar o Piauí um dos 10 estados mais desenvolvidos do Brasil.
O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), não pode estar presente na solenidade devido a sua viagem a Londres; o vice Jeová Alencar foi quem representou a futura prefeitura da capital.
Rafael Fonteles aproveitou o momento para reforçar seu desejo de ter a ex-governadora Regina Dias no comando da Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc) até o final de seu mandato, em 2026. Nos dois últimos meses, a ex-governadora havia expressado seu desejo de deixar a pasta por motivos de saúde.
O que TAMBÉM será discutido
As diretrizes incluem debates sobre desafios prioritários do estado, como educação, saúde, segurança, meio ambiente, trânsito, saneamento e tecnologia.
Encontro “Pactos pelo Piauí” reúne gestores municipais e demais autoridades em Teresina (Foto: Fabrício de Freitas)
Também será assinada uma carta de interesse para projetos nessas áreas, além do anúncio do Fórum da Rede de Parcerias 2025. A proposta é realizar a colaboração entre diferentes esferas de governo para melhorar os serviços públicos.
O evento busca consolidar uma rede de parcerias e fortalecer a cooperação institucional para enfrentar desafios e implementar políticas públicas efetivas no estado.
Por Leônidas Amorim – Colunista do PCL – Com informações do meionews.com