Rafael Fonteles e Wellington Dias fazem 1ª reunião institucional com mais de 200 prefeitos do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O evento busca consolidar uma rede de parcerias e fortalecer a cooperação institucional para enfrentar desafios e implementar políticas públicas efetivas no estado

a manhã desta quinta-feira (21), o Centro de Convenções de Teresina sedia a primeira edição do Pactos pelo Piauí, encontro voltado para prefeitos eleitos e reeleitos em 2024.

Mais de 200 gestores municipais confirmaram presença, além do governador Rafael Fonteles (PT). O evento tem como foco fortalecer as relações entre os governos estaduais, federais e municipais, promovendo a discussão sobre políticas públicas.

Foto: Fabrício de Freitas

Na coletiva de imprensa, o governador Rafael Fonteles e o ministro Wellington Dias falaram que o foco da reunião institucional é a integração entre prefeituras, governo do estado e Presidência da República, a fim de que os mais de 200 municípios tenham suas demandas atendias e, assim, o estado se desenvolva.

Fonteles apontou ainda que este momento pós-eleições é oportuno para que o governo sinalize estar aberto ao diálogo aos prefeitos eleitos e reeleitos, com intuito de alinhar os planos de governo de cada município com foco na educação, saúde e segurança.

Índice de mortes no trânsito, analfabetismo e esgotamento em cidades interioranas do estado foram classificados como “indicadores ruins” e que devem ter atenção especial dos gestores a partir de 2025.

No fim da coletiva, o governador afirmou ser um dos apoiadores da liberação das emendas parlamentares, a fim de que a verba possa ser usada em projetos do governo do estado.

Rafael Fonteles afirma que o evento é uma oportunidade estratégica para alinhar ações com futuros administradores municipais. “Será uma excelente oportunidade de dialogar com os gestores antes mesmo de assumir os cargos. Durante o evento, apresentaremos programas existentes e novos, em parceria com os municípios, para melhorar os serviços à população”, destaca.

AUMENTO DE RENDA

No discurso de abertura, Wellington Dias falou sobre o aumento da renda média dos piauienses como indicativo positivo e revelou que o governo estadual tem 96 projetos para o desenvolvimento do Piauí.

O ministro complementou dizendo que haja uma sintonia entre prefeitos, governador e presidente [sendo ele o vetor de ligação estado-federação] em pontos estratégicos para que o estado avance. Dias usou os programas sociais Bolsa Família, Farmácia Popular, Auxílio Gás e Pé-de-Meia para exemplificar os benefícios dessa plena integração, haja vista que – com o alinhamento dos planos de governo – os programas ampliariam o público beneficiado.

Para finalizar, Wellington Dias compartilhou uma meta ambiciosa com o público: tornar o Piauí um dos 10 estados mais desenvolvidos do Brasil.

O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), não pode estar presente na solenidade devido a sua viagem a Londres; o vice Jeová Alencar foi quem representou a futura prefeitura da capital. 

Rafael Fonteles aproveitou o momento para reforçar seu desejo de ter a ex-governadora Regina Dias no comando da Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc) até o final de seu mandato, em 2026. Nos dois últimos meses, a ex-governadora havia expressado seu desejo de deixar a pasta por motivos de saúde.

O que TAMBÉM será discutido

As diretrizes incluem debates sobre desafios prioritários do estado, como educação, saúde, segurança, meio ambiente, trânsito, saneamento e tecnologia. 

Encontro “Pactos pelo Piauí” reúne gestores municipais e demais autoridades em Teresina (Foto: Fabrício de Freitas)Encontro “Pactos pelo Piauí” reúne gestores municipais e demais autoridades em Teresina (Foto: Fabrício de Freitas)

Também será assinada uma carta de interesse para projetos nessas áreas, além do anúncio do Fórum da Rede de Parcerias 2025. A proposta é realizar a colaboração entre diferentes esferas de governo para melhorar os serviços públicos.

O evento busca consolidar uma rede de parcerias e fortalecer a cooperação institucional para enfrentar desafios e implementar políticas públicas efetivas no estado.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Adapi cria grupo e comitê para prevenção e resposta a emergências zoossanitárias no Piauí

O Governo do Estado instituiu o Grupo Estadual de Emergências Zoossanitárias (GEEZ/PI) e o Comitê Estadual de Preparação e...

Prefeitura reforça prevenção com Blitz da Saúde no início do Guadafolia nesta sexta-feira, 6 de fevereiro

O Guadafolia 2026 terá início nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, no Balneário Belém Brasília, em Guadalupe, consolidando-se como um...

Gustavo Neiva diz que PP segue avaliando Joel Rodrigues como pré-candidato ao governo do Piauí

O deputado Gustavo Neiva (Progressistas) revelou que o partido está analisando a viabilidade da candidatura de Joel Rodrigues ao...

Maranhão teve três desaparecimentos por dia em 2025, conforme Sinesp

Há um mês equipes buscam crianças em Bacabal, no interior do estado Há 30 dias o país acompanha as buscas por...
spot_img

Uruçuí aparece em 4º lugar no ranking do MATOPIBA em tecnologia e produção agrícola, aponta relatório

O município de Uruçuí, no sul do Piauí, ocupa a quarta posição entre as cidades que mais se destacam...

Fiscalização nacional combate fraudes em postos de combustíveis no Piauí

Fiscalização do Inmetro e da ANP vai inspecionar cerca de 180 postos em todo o Brasil; no Piauí, ações...
spot_img

Posts Recomendados