Rádio faz parte do cotidiano de 79% da população brasileira, diz pesquisa

-

Estudo Inside Audio 2024 feito pela Kantar IBOPE Media aponta que 69% dos ouvintes gostam de se conectar ao meio por ele trazer informações locais da cidade em que vivem e por seu caráter confiável.

Em um mundo em que os vídeos verticais curtos fascinam os usuários das redes sociais, ouvir rádio ainda faz parte do cotidiano de 79% da população brasileira, segundo o estudo Inside Áudio 2024, feito pela Kantar IBOPE Media. A pesquisa mostra, ainda, que 91% dos brasileiros consomem algum conteúdo de áudio no dia a dia.

Nesse cenário, os dados apontam, portanto, que nove em cada 10 brasileiros têm contato diário com algum tipo de conteúdo em áudio, seja por meio do rádio, de podcasts ou das plataformas de streaming. O levantamento reforça a relevância do rádio e das plataformas digitais na rotina dos brasileiros. 

O consumo desse formato de mídia ocorre em casa, em deslocamentos ou até na realização de atividade física. Além disso, 69% dos ouvintes gostam do rádio pelo fato de o meio trazer informações locais da cidade em que vivem – bem como por sua confiabilidade, tendo em vista que 50% dos consumidores destacam que a credibilidade do meio é reforçada a partir da percepção de que as informações veiculadas são confiáveis. 

De acordo com o Kantar IBOPE Media, os dados demonstram que o rádio se consolida como o principal meio de áudio no Brasil, pelo expressivo alcance da população.

Confira demais dados da pesquisa:

  • os brasileiros dedicam, em média, 3 horas e 55 minutos por dia à escuta do rádio;
  • a mídia demonstra forte apelo local, com 69% dos ouvintes buscando ouvir informações sobre suas cidades;
  • 77% reconhecem a agilidade da mídia, como fonte rápida de informação e
  • 58% confiam no rádio para se manterem informados.

Em relação à escolha de consumir podcasts, foi observada uma ascensão, tendo em vista que 43% dos ouvintes de rádio destacam que escutaram podcasts nos últimos três meses, sendo que 48% assinalou consumo de conteúdos semanalmente. Os temas mais populares, tanto em podcasts quanto no rádio, incluem comédia (31%), música (31%), esportes (24%), educação (22%) e notícias (22%).

Entre os ouvintes de rádio, 78% sintonizam conteúdo das emissoras nas estações AM e FM, 28% acessam pelo YouTube (seja em formato apenas de áudio ou transmissão ao vivo com imagem) e 12% dos ouvintes declaram acompanhar por meio de serviços de streaming de áudio.

Praças regionais

Dentre as 13 praças que fazem parte da pesquisa pelo país, a que dedica mais tempo à mídia é a Grande Rio de Janeiro, com 4h22 em média.  Já a região metropolitana de Vitória ficou em segundo lugar, com 3h57min54 em média. Recife ficou em terceiro lugar, com 3h57min43.

Confira o ranking nacional por tempo médio de consumo (sendo 13 praças):

Fonte: Brasil 61

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Artesanato piauiense ganha espaço de destaque na Casacor Piauí 2026

Mostra conta com participação de 47 profissionais renomados em 32 ambientes e um dos destaques é o espaço Casa...

Ciro Nogueira marca agenda entregando obras nas áreas da saúde, educação e esporte

“Em mais uma agenda pelo meu amado Piauí, tive o privilégio de entregar obras e participar de algumas inaugurações,...

Pesquisa Meio/Ideia: Flávio tem 45,3%, e Lula, 44,7% no 2º turno

Foram ouvidas 1.500 pessoas em todo o país entre os dias 1 e 5 de maio. A margem de...

Vendas de veículos novos avançam no Brasil e batem recorde para o período desde 2013

O Brasil registrou a venda de 1.734.599 veículos novos nos quatro primeiros meses de 2026, maior volume para o...

Associação pede ao STF anulação de votação do Senado que barrou Jorge Messias

A Associação Civitas para Cidadania e Cultura acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a anulação da sessão...

Polícia Civil investiga denúncia de abuso contra criança de 9 anos em escola da rede municipal de Floriano

A Polícia Civil do Piauí investiga uma denúncia de abuso sexual envolvendo uma criança de 9 anos em uma...

Juíza proíbe que comércio de Parnaíba reabra e suspende decreto de Mão Santa

Segundo a liminar, se a prefeitura desrespeitar a decisão...

Propaganda eleitoral nas ruas será permitida até às 22h de deste sábado, 05

A restrição é imposta pela Lei das Eleições e...

Você também pode gostar
Recomendado para você