Regina Sousa defende teto do ICMS só a partir de 2023 e diz que estados vão judicializar medida

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Piauí e mais 26 estados da Federação irão judicializar o projeto que determina o teto de 17% para a cobrança do ICMS sobre os combustíveis. A informação foi confirmada pela governadora Regina Sousa (PT) na manhã desta terça-feira (21), durante visita realizada a um núcleo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

A chefe do executivo piauiense defende que o projeto seja implantado só em 2023. Segundo ela, os estados fazem um planejamento e orçamento anual e trabalham o ano inteiro com base nele. O teto do ICMS atinge diretamente o orçamento e, com isso, dificulta o trabalho dos estados.

Governadora Regina Sousa

“A gente não pode ficar quieta assim. Não é que a gente seja contra o projeto, todo mundo é a favor de diminuir imposto, agora precisa ter compensação porque foi no meio do jogo”, pontuou a governadora Regina Sousa.

Para a gestora, não tem outra alternativa, senão a judicialização do teto do ICMS.

“Não tem outro jeito. Aprovaram o projeto e o ministro Mendonça fez uma resolução que aprofunda mais ainda a perda dos estados. Vai atingir Fundeb, saúde”, lamentou Regina Sousa.

A governadora diz que os estados preferem que o teto entre em vigor somente em 2023, porque, segundo ela, os estados terão tempo para preparar o terreno e criar um planejamento e orçamento com a baixa nas receitas que o teto causará.

“Se botar para o próximo ano, vamos ter tempos de planejar o orçamento que já tá em discussão daqui a pouco. Poderíamos já planejar o ano de 2023 dentro dessa nova realidade. Agora, neste momento, foi paulada na moleira dos estados. Não é só o Piauí, são todos os estados. Tanto que os 27 estados aderiram a fazer a ação judicial juntos contra esse teto”, completou a governadora Regina Sousa.

Flash Nataniel Lima
[email protected]

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Educação de Guadalupe encerra com sucesso o projeto “Voando no Mundo da Leitura” com alunos da rede municipal

O evento contou com apresentações de diversos trabalhos elaborados pelas escolas municipais. As escolas da rede municipal de educação iniciaram,...

Mel nativo de abelhas sem ferrão dá ao Piauí posição de destaque em concurso nacional

O Estado hoje é o segundo maior produtor do país, exportando o produto para dezenas de países. Que o Piauí...

Hospital de Guadalupe foi um dos destaques do III Encontro Internacional de Estomaterepeutas do Piauí

O III Encontro Internacional de Estomaterapia é um evento destinado a enfermeiros, profissionais de saúde, estomaterapeutas e estudantes de...

Garantia estendida de produtos ainda confunde consumidores; entenda o que diz a lei

O consumidor precisa ler com atenção o contrato a ser assinado, evitando surpresas desagradáveis, diz especialista. Ao comprarmos determinado produto,...
spot_img

Prefeitura de Jerumenha e SENAR realizam projeto de saúde com 710 atendimentos em diversas especialidades

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Nesta quinta-feira, 21 de novembro, a Prefeitura de Jerumenha, em parceria com o...

Rafael Fonteles assina Pactos pelo Piauí com mais de 200 municípios para fortalecimento de políticas públicas

Piauí é o primeiro estado do Brasil a assinar o acordo, que vai englobar em sete áreas visando mais...
spot_img

Posts Recomendados