Secretário da Educação do Piauí apresenta projeto sobre ensino de IA na Bett Show, em Londres

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O evento, realizado de 22 a 24 de janeiro, é um dos principais encontros globais de educação e tecnologia.

O secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, apresentou, nesta terça-feira (21), na Bett Show, em Londres, Reino Unido, o projeto pioneiro de ensino de Inteligência Artificial (IA) implementado na rede estadual de educação desde 2024. O evento, realizado de 22 a 24 de janeiro, é um dos principais encontros globais de educação e tecnologia. 

O programa, que integra o currículo do 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio, atende mais de 120 mil estudantes. Reconhecido pela Unesco, o projeto é o primeiro das Américas e o terceiro do mundo a adotar o ensino de IA em larga escala na educação básica. Desenvolvido em parceria com o Google, a iniciativa utiliza plataformas tecnológicas avançadas para capacitar alunos e professores.

A delegação piauiense participou de painéis e reuniões sobre a aplicação de IA em redes educacionais de grande porte, com foco em equidade. Um dos destaques foi o painel para a delegação brasileira, organizado por lideranças do Google dos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, sobre o impacto da IA na transformação digital da educação.

“Com muito orgulho, apresentamos a experiência pioneira do Piauí no ensino de Inteligência Artificial na educação básica. Essa revolução educacional e tecnológica tem transformado a vida de nossos estudantes e acelerado o desenvolvimento do estado”, afirmou Bandeira.

Premiação internacional

Além de apresentar o projeto, a delegação conquistou o primeiro lugar no desafio HackaGems, promovido pela Bett Show. A competição desafiava os participantes a criar soluções educacionais com a tecnologia Gemini, de propriedade do Google.

A equipe do Piauí, composta por Washington Bandeira, Rodrigo Torres (Superintendente Executivo da Seduc) e Lara Ferreira (Coordenadora de Projetos Educacionais Internacionais), desenvolveu uma ferramenta para criar planos de aula dinâmicos e interativos, voltados ao uso de recursos tecnológicos. “Vamos incubar e acelerar essa solução para implementá-la nas Escolas Seduc”, afirmou o secretário.

Sobre a Bett Show

A Bett Show reúne mais de 30 mil profissionais e 600 empresas de 130 países, destacando inovações e práticas voltadas para gestores educacionais, professores e especialistas em tecnologia. Para o secretário Washington Bandeira, a participação no evento e a premiação obtida reforçam o compromisso do Piauí com a transformação educacional. “Esse reconhecimento internacional é a prova de que estamos no caminho certo para oferecer uma educação pública de qualidade e alinhada com as demandas do futuro”, concluiu.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Padre Fábio de Melo diz estar batalhando contra a depressão: “Vontade de deixar de viver”

Em evento religioso, padre compartilha com fiéis sua luta contra a doença e renova sua fé. Em um momento de...

Disque 100 registrou 2,4 mil casos de intolerância religiosa em 2024

Número de violações cresce 66,8% em um ano. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) divulgou, nesta terça-feira...

Imposto zero para alimentos da cesta básica vai aliviar bolso dos mais pobres

Medida, que beneficia diretamente a população de baixa renda, começa a valer em 2027 e é vista como avanço...

Vacinação contra gripe é prorrogada até 31 de janeiro na Região Norte

Estimativa é que 6,6 milhões de pessoas sejam imunizadas A vacinação contra a gripe foi prorrogada na região Norte até...
spot_img

Governo Lula pede, e TikTok derruba vídeo falso sobre ‘taxar os pobres’

Na semana passada, ministro confirmou que o governo pretendia acionar a Justiça contra quem publicasse fake news e golpes...

Polícia de Las Vegas diz que não prenderá ninguém apenas por ser imigrante ilegal no país

Corporação afirmou que não participará de esforços para fiscalizar violação de leis migratórias. Medida contrasta com novas políticas adotadas...
spot_img

Posts Recomendados