Sem casos registrados, Piauí intensifica vigilância contra gripe aviária

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) está intensificando as ações de prevenção e vigilância sanitária para impedir a entrada da gripe aviária no estado. A medida ocorre após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar um foco da doença em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. Até o momento, o Piauí não registra casos da enfermidade.

Segundo a Adapi, granjas comerciais, criatórios de aves domésticas e pontos estratégicos de trânsito interestadual de aves e produtos avícolas estão sob fiscalização rigorosa. O objetivo é manter o status de área livre da doença e garantir a segurança sanitária.

O diretor-geral da Adapi, João Rodrigues, ressalta que o órgão segue atento às orientações do Mapa e está preparado para agir em caso de detecção da doença.

Sem casos registrados, Piauí intensifica vigilância contra gripe aviária

“É fundamental que produtores, comerciantes e a população em geral sigam as orientações, colaborem com as ações de vigilância e comuniquem qualquer situação suspeita. É importante ressaltar também outras ações que estão sendo desenvolvidas e mantêm a saúde animal do nosso Estado, como a Campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos e o inquérito sanitário para diagnóstico de brucelose”, afirmou.

Para reforçar as ações preventivas, o governador Rafael Fonteles renovou, em novembro de 2024, o decreto de emergência zoossanitária por mais 180 dias. A iniciativa visa fortalecer a estrutura de resposta diante de possíveis focos da doença.

De acordo com o secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu, o decreto será renovado novamente.

“O governador vai decretar mais uma vez o decreto de emergência zoossanitária para que nós possamos ter a estrutura possível, disponível, caso aconteça o foco. Nós temos observado suspeita no Ceará, suspeita no Tocantins, Minas Gerais e não há uma barreira física entre os estados. Então qualquer prevenção que se faça aqui, mesmo o foco tendo sido no Rio Grande do Sul, é válida porque pode sim uma ave dessa vir ao nosso estado e nós termos essa realidade com foco confirmado”, destacou.

A transmissão da gripe aviária ocorre principalmente pelo contato direto com aves infectadas, suas fezes, penas ou secreções.

Como notificar casos suspeitos

A Adapi orienta que qualquer mortalidade anormal de aves ou sinais clínicos compatíveis com a gripe aviária devem ser comunicados imediatamente por um dos canais abaixo:

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Cruzetão FC conquista o título do 30º Torneio de Futsal de Férias em Guadalupe; premiação é entregue aos destaques da competição

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Cruzetão FC sagrou-se campeão do 30º Torneio de Futsal de Férias –...

Justiça condena lojista a 5 anos de reclusão por maus-tratos a cães

Homem confinava os cachorros em subsolo de loja em São Paulo O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou...

Prazo para mei, micro e pequenas empresas aderir ao Simples Nacional termina neste sábado

Microempreendedor individual que foi excluído deve regularizar pendências para retornar ao regime simplificado de tributos Empreendedores que desejam aderir ou...

Brasil registrou 84,7 mil desaparecidos em 2025; média de 232 por dia

O total de pessoas localizadas também vem aumentando ano a ano O Brasil registrou 84.760 casos de desaparecimento de pessoas...
spot_img

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...
spot_img

Posts Recomendados