Sem reajuste a educação vai parar no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Reajuste do Piso na Lei ou na marra.

Mais uma vez, os trabalhadores em educação da rede estadual do Piauí começam o ano mobilizados para a luta pelo reajuste do Piso, de 12,84% conferido pela Lei 11.738/08, do Piso da Educação.

Paulina Almeida, presidente do Sinte-PI – Foto: Marcelo Cardoso

O ano de 2020 será mais duro para os servidores do estado do Piauí, o que já foi vislumbrado no apagar das luzes do ano de 2019 com o processo sumário de reforma da previdência estadual, com simulacro de audiência pública e violência policial contra a classe trabalhadora.

O governo Wellington Dias, assim como o governo Bolsonaro, escolheu a educação como alvo, não cumpriu a Lei do Piso em 2019 e o acordo firmado com a categoria, deixando aposentadas/os da educação sem reajuste e os ativos com a insegurança do auxílio alimentação.

Em função deste arrocho contra as/os trabalhadoras/es em educação do nosso estado, a nossa agenda de lutas está fundamentada no princípio da valorização profissional. Envolve também, a execução do reajuste do piso nacional do magistério de forma paritária, estamos mobilizados para enfrentar os ataques tanto do governo federal. Em função do exposto o Sinte-PI convoca os trabalhadores em educação básica pública do Piauí para a Assembleia Geral com indicativo de greve, pelo pagamento do reajuste do Piso de 2019 e de 2020.

O piso nacional da educação básica, é um dos pilares da nossa valorização profissional, temos a menor remuneração entre as nações em desenvolvimento. Valorizar a educação não se resume a discursos nas campanhas políticas e na publicidade institucional.

Governo comprometido, de verdade, com a classe trabalhadora, percebe e trata a educação pública e seus profissionais como prioridade e, entende que cumprir a Lei do Piso, além de ser obrigação, compõem o processo de valorização.

Neste contexto, o Sinte Piauí se mantém firme na luta pela valorização unificada, para professores e funcionários ativos e aposentados, englobando piso da educação, plano de carreira, condições de trabalho e formação; pela Educação Pública de qualidade e, em última instância, por uma sociedade mais justa, solidária e democrática.

Por Léo Maciel/Sinte/PI – Direto para o Portal Cidade Luz

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí tem a menor taxa de casamentos do Brasil, diz IBGE

Estado registrou queda de mais de 11% em relação a 2023; maioria das uniões é entre pessoas de sexos...

Comissão do Senado aprova PEC do fim da escala 6×1

Proposta prevê repouso semanal de dois dias para trabalhadores e a redução gradual para a jornada de 36 horas...

Com apoio do vereador Felipe Vieira, Câmara recebe estudo acadêmico sobre bairros de Floriano

A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara Municipal de Floriano contou com a participação da estudante de Direito Maria...

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...
spot_img

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...
spot_img

Posts Recomendados