Sem reajuste a educação vai parar no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Reajuste do Piso na Lei ou na marra.

Mais uma vez, os trabalhadores em educação da rede estadual do Piauí começam o ano mobilizados para a luta pelo reajuste do Piso, de 12,84% conferido pela Lei 11.738/08, do Piso da Educação.

Paulina Almeida, presidente do Sinte-PI – Foto: Marcelo Cardoso

O ano de 2020 será mais duro para os servidores do estado do Piauí, o que já foi vislumbrado no apagar das luzes do ano de 2019 com o processo sumário de reforma da previdência estadual, com simulacro de audiência pública e violência policial contra a classe trabalhadora.

O governo Wellington Dias, assim como o governo Bolsonaro, escolheu a educação como alvo, não cumpriu a Lei do Piso em 2019 e o acordo firmado com a categoria, deixando aposentadas/os da educação sem reajuste e os ativos com a insegurança do auxílio alimentação.

Em função deste arrocho contra as/os trabalhadoras/es em educação do nosso estado, a nossa agenda de lutas está fundamentada no princípio da valorização profissional. Envolve também, a execução do reajuste do piso nacional do magistério de forma paritária, estamos mobilizados para enfrentar os ataques tanto do governo federal. Em função do exposto o Sinte-PI convoca os trabalhadores em educação básica pública do Piauí para a Assembleia Geral com indicativo de greve, pelo pagamento do reajuste do Piso de 2019 e de 2020.

O piso nacional da educação básica, é um dos pilares da nossa valorização profissional, temos a menor remuneração entre as nações em desenvolvimento. Valorizar a educação não se resume a discursos nas campanhas políticas e na publicidade institucional.

Governo comprometido, de verdade, com a classe trabalhadora, percebe e trata a educação pública e seus profissionais como prioridade e, entende que cumprir a Lei do Piso, além de ser obrigação, compõem o processo de valorização.

Neste contexto, o Sinte Piauí se mantém firme na luta pela valorização unificada, para professores e funcionários ativos e aposentados, englobando piso da educação, plano de carreira, condições de trabalho e formação; pela Educação Pública de qualidade e, em última instância, por uma sociedade mais justa, solidária e democrática.

Por Léo Maciel/Sinte/PI – Direto para o Portal Cidade Luz

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

TCE-PI monitora indícios de infiltração de facções em contratos públicos

O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, conselheiro Kléber Eulálio, afirmou que a Corte de Contas...

Estudo indica reversão da disfunção erétil em 90% dos casos com “viagra eletrônico”

Dispositivo implantável estimula nervos pélvicos e permite retorno da ereção em homens com lesão medular ou após cirurgia. Um dispositivo...

Por que os doadores de esperma estão tendo centenas de filhos?

O mercado europeu de esperma está em expansão, mas será que o esperma de alguns doadores está sendo usado...

Floriano celebra o Dia da Bíblia com evento especial e participação do deputado Dr. Marcus Vinícius; veja o vídeo

Com programação religiosa e apresentação musical, a cidade reúne fiéis para exaltar a Palavra de Deus e fortalecer laços...
spot_img

Homem é preso suspeito de abuso sexual contra a própria mãe e violar medida protetiva em Floriano

Um homem conhecido pelo apelido de “Pote” foi preso na tarde da última quarta-feira, 10/12, por volta das 15h30,...

Transnordestina avança com todos os lotes contratados e fortalece logística no Piauí

O Governo Federal informou que todos os lotes da Ferrovia Transnordestina já contam com contratos de obras firmados, o...
spot_img

Posts Recomendados