Sol aparece em meio à fumaça em foto impressionante; veja

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Fotógrafo explica que a poluição na atmosfera causada por incêndios atua como “filtro” para observar o astro

O fotógrafo responsável pelo clique, Gabriel Zaparolli, explicou à CNN como a fumaça na atmosfera permitiu o registro desse fenômeno em Jataí, município de Goiás.

“Como ontem ainda tinha muita fumaça pela região, proporcionou esse pôr do sol. Podendo observar as manchas solares sem a necessidade do uso de filtros solares, que é o recomendado nas observações astronômicas que nos fazemos”, explicou Zaparolli, que é especializado em astrofotografia.

Composição de quatro fotos do pôr do sol visto em Jataí, Goiás, em 25 de agosto de 2024 • Gabriel Zaparolli

Segundo ele, a poluição na atmosfera acaba agindo como um filtro: “É tanta fumaça no horizonte, tanta partícula de poeira, que elas acabam filtrando a luz solar que pode machucar os olhos e você acaba podendo observar a olho nu [as manchas solares].”

Para a imagem final, ele explicou ter sobreposto quatro cliques diferentes, que acompanham o Sol conforme ele desce no horizonte.

“A primeira foto é um compilado de 4 imagens tiradas com a Sony A7s2 e uma 300mm mostrando a trilha até o pôr do sol e como ele vai perdendo sua coloração ‘amarelada’ conforme chega mais próximo do horizonte”, escreveu na legenda da foto postada em seu Instagram, que também mostra os quatro cliques separados.

A fumaça em Goiás é resultado das queimadas dentro do próprio estado e em todo o país — a região amazônica e o interior de São Paulo também sofreram com incêndios e fumaça neste fim de semana.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a fumaça concentrada no céu é uma junção “das queimadas em áreas próximas e em todo o país, tempo seco e baixa umidade”.

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) informou que “o avanço de uma frente fria pelo país contribuiu para empurrar e trazer fumaça decorrente de queimadas na região amazônica e sudeste do Brasil, somando-se à fumaça produzida pelas queimadas em Goiás”.

A previsão do órgão é de que a fumaça se dissipa gradativamente até quarta-feira (28). No DF, o Inmet emitiu alerta laranja pela baixa umidade relativa do ar, que pode variar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e à saúde.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Plantação com 90 mil pés de maconha é encontrada pela polícia no Sul do Piauí

Segundo a Polícia Militar, a plantação de maconha era distribuída em uma propriedade com duas áreas de plantio em...

Fernando Haddad celebra reoneração da folha: “custou mais de R$ 200 bilhões”

Ministro lembrou que foram mais de 10 anos para rever a medida. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comemorou nesta...

Governo cria Sala de Situação para Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Piauí

Nova estrutura visa fortalecer as ações de prevenção e resposta rápida a incêndios. Para enfrentar a crescente ameaça de incêndios florestais, especialmente...

Diabetes: nova injeção de insulina semanal é tão eficaz quanto a diária; médico explica como ela funciona

Em fase final de estudos, a insulina do laboratório Eli Lilly mostrou ter o mesmo controle e o grau...
spot_img

Correios confirmam concurso com 3,4 mil vagas e salários de até R$ 6,8 mil

Os editais serão publicados em setembro e as contratações devem começar ainda neste ano, segundo estatal. Os Correios anunciaram que...

Câmara aprova projeto que aumenta pena por feminicídio que pode chegar até 40 anos

Lei atual prevê detenção de 12 a 30 anos para crimes de feminicídio; projeto estabelece penas entre 20 e...
spot_img

Posts Recomendados