Iniciativa faz parte do projeto Expande em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí e vai atender crianças e adolescentes caminhados pelo Judiciário e pela rede de apoio aos jovens em situação de vulnerabilidade social.
Um laboratório de ensino de robótica para atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Bom Jesus, foi implementando nesta quinta-feira (7), no município, com a presença do humorista Whindersson Nunes, fundador da Tron – Ensino de Robótica Educativa, responsável pelo projeto.
A ideia de implantar o projeto-piloto do Expande em Bom Jesus partiu do humorista piauiense, filho da terra. “Vamos transformar o Vale do Gurgueia em sinônimo de tecnologia. Foi por meio do acesso à internet em um telecentro de informática que eu pude abrir os caminhos para mudar a minha vida e a vida da minha família. Por meio desse projeto, poderemos abrir portas para tantas crianças e adolescentes por meio da educação”, ressaltou.
O espaço em Bom Jesus conta com a parceria do Tribunal de Justiça do Piauí e é voltado para atender crianças e adolescentes encaminhados pelo Judiciário e pela rede de apoio aos jovens em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa faz parte do projeto socioeducacional Expande, desenvolvido pela start-up e além de Whindersson, marcaram presença na inauguração, o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, e do sócio da Tron, o professor Gildário Lima.
Projeto Expande visa aguçar a sensibilidade tecnológica em jovens e crianças, através de cursos e imersões em áreas como Inteligência Artificial, Programação, Movement Maker, Impressão 3D, Empreendedorismo Criativo, Astronomia, entre outras.
O idealizador e responsável pela instalação do projeto Expande, professor Gildário Lima, explica como a iniciativa vai contribuir para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
“O projeto tem o objetivo de fazer com que esses jovens despertem interesse para conhecer e até seguir carreira nas áreas que serão experimentadas no laboratório. Quero agradecer ao TJ-PI pela disponibilidade desde o primeiro momento. Essa parceria vai oportunizar que crianças e adolescentes tenham novas oportunidades através da tecnologia criativa”, comenta. Durante a solenidade, Gildario Mola disse, ainda, que o objetivo é fazer do Expande o maior projeto social do Brasil.
“É com muita alegria que estamos aqui em Bom Jesus, entregando para a população um projeto que traduz aquilo que também é o verdadeiro significado da Justiça: a luta pela cidadania e pela dignidade. E Isso é impossível sem um olhar muito mais atento às pessoas, especialmente aos jovens que constroem não só o futuro, mas também o presente, já que vem dos jovens muitas das grandes transformações que vemos hoje no mundo. E aqui temos uma boa prova disso. Essa entrega está sendo possível graças ao trabalho e à iniciativa de dois jovens, que assim como os que serão atendidos aqui nesse Fórum, puderam, apesar de todas as dificuldades, explorar seus talentos”, declarou o desembargador Hilo de Almeida, que agradeceu nominalmente aos sócios da Tron pela parceria.
Fonte: Tribunal de Justiça do Piauí