Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

STF decide que veículos de comunicação podem ser condenados por fala de entrevistado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Tese fixada na Corte definiu que imprensa pode ser responsabilizada em caso de “indícios concretos de falsidade” da imputação ou se a empresa deixou de observar o “dever de cuidado”.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os veículos de imprensa poderão ser condenados por entrevistas em casos de “indícios concretos de falsidade” da imputação ou se a empresa deixou de observar o “dever de cuidado” na verificação dos fatos e na divulgação de tais indícios. A tese foi fixada nesta quarta-feira (29/11), em sessão plenária da Corte, e servirá de parâmetro para ações semelhantes.

Ministro Alexandre de Moraes – Foto: Agência Brasil

Por maioria, prevaleceu a tese do ministro Alexandre de Moraes. Segundo ele, a liberdade de imprensa deve ser consagrada com “responsabilidade” e não é um direito absoluto. O magistrado disse que não se admite censura prévia, mas que é possível responsabilizar a publicação por “informações comprovadamente prejudiciais, difamantes, caluniosas, mentirosas”.

“A plena proteção constitucional à liberdade de imprensa é consagrada pelo binômio liberdade com responsabilidade, vedada qualquer espécie de censura prévia, admitindo a possibilidade posterior de análise e responsabilização, inclusive com remoção de conteúdo, por informações comprovadamente lesivas, difamantes, caluniosas, mentirosas, e em relação a eventuais danos materiais e morais”, ressaltou.
“Pois os direitos à honra, intimidação, vida privada e à própria imagem formam a proteção constitucional à dignidade da pessoa humana, salvaguardando um espaço íntimo intransponível por intromissões ilícitas externas”, completou o ministro.

Moraes disse que em caso de publicação de entrevista em que o entrevistado imputa falsamente prática de crime a outra pessoa, a empresa jornalística só poderá ser responsabilizada civilmente se:

  • À época da divulgação, havia referidos concretos de falsidade da imputação;
  • O veículo deixou de observar o dever de cuidado na verificação da veracidade dos fatos e na divulgação da existência de tais acusações.

Entenda o caso

A ação chegou ao Supremo por causa de um processo um pedido de indenização do ex-deputado Ricardo Zarattini Filho (já morto) ao jornal Diário de Pernambuco. Em 1995, o veículo divulgou entrevista com o delegado Wandenkolk Wanderley, também já morto, que acusou o político de participar do atentado a bomba no Aeroporto dos Guararapes (PE), em 1966, durante a ditadura militar. A defesa do ex-deputado alegou que a acusação era falsa e teve pedido julgado procedente pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas o processo foi parar no STF por um recurso apresentado pela empresa.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Carlinhos Maia e Lucas Guimarães se separam após 15 anos juntos

Os dois influenciadores divulgaram um comunicado. Carlinhos Maia e Lucas Guimarães se separaram após 15 anos juntos. Eles divulgaram um...

“Desejo sucesso a todos que estão concorrendo às 173 vagas”, diz Jesse James sobre concurso de Guadalupe com 9.167 inscritos

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O concurso público da Prefeitura Municipal de Guadalupe, que oferta 173 vagas para...

Produtores familiares do Piauí exportam algodão orgânico para mercado francês

Cerca de 150 famílias do semiárido piauiense vêm desenvolvendo uma produção diferenciada de algodão orgânico certificado, matéria-prima de tênis...

Estudo descobre que dormir demais aumenta o risco de morte. Saiba porquê

Estudos recentes indicam que dormir mais de nove horas pode ser prejudicial à saúde, aumentando o risco de morte....
spot_img

Ministro Wellington Dias participa da divulgação do Mapa da Fome no mundo nesta segunda-feira na Etiópia

Publicação da FAO e da ONU apresenta panorama atualizado da insegurança alimentar no mundo; ministro participa do lançamento e...

Piauí é o estado mais seguro do Nordeste, revela Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Segundo o levantamento, a taxa de mortes violentas no estado ficou abaixo da média nacional no ano de 2024. Mais...
spot_img

Posts Recomendados