STJ exclui Dirceu, Genoino e Delúbio de processo ligado ao mensalão

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) excluiu o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro da sigla Delúbio Soares de um processo de improbidade administrativa ligada ao mensalão. Também foi excluído da ação Anderson Adauto Pereira, ministro dos Transportes no primeiro governo Lula (PT).

STJ exclui Dirceu, Genoino e Delúbio de processo ligado ao mensalão

Os réus haviam apresentado embargos de divergência em ação de improbidade administrativa envolvendo o caso de corrupção que marcou a política nacional na primeira década deste século.

Eles refutavam decisão da Segunda Turma do STJ que aceitou recurso especial do Ministério Público Federal para reformar decisão anterior que já havia excluído os réus.

Os embargos de divergência, recurso usado por eles, são usados para uniformizar o entendimento de um tribunal sobre um mesmo tema jurídico a fim de que a corte diga qual decisão deve prevalecer.

Embora os réus já tivessem sido excluídos do processo em decisão judicial anterior, o Ministério Público havia apresentado um recurso de apelação aceito pela Segunda Turma do STJ. Depois disso, os réus apresentaram os embargos alegando que o Ministério Público usou o instrumento processual incorreto para fazer o pedido.

Relator do caso no STJ, Sérgio Kukina concordou com a interpretação dos réus, considerando que o Ministério Público cometeu erro grosseiro ao usar recursos de apelação (usados contra sentenças) no lugar de um agravo de instrumento (contra decisão interlocutória, ou seja, que decide parte do processo sem encerrá-lo).

“O STJ entendeu que o MPF recorreu da forma errada, e não poderia ser beneficiado com ‘tolerância’ (fungibilidade recursal), porque a lei e a jurisprudência já eram claras sobre o recurso correto. Assim, o tribunal manteve a exclusão dos réus do processo de improbidade”, explica Welington Arruda, mestre em direito e justiça pelo IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa).

Com isso, o tribunal avaliou questões processuais e não o mérito da ação ao excluir os réus do processo na decisão que, na prática, encerrou o caso administrativo para eles, explica Arruda.
“O tribunal concluiu que o MPF usou o recurso errado -e, por isso, o recurso dele nem poderia ter sido aceito.

Em consequência, ficou mantida a decisão que já havia excluído os réus do processo”, afirma o especialista.

A ação é uma de outras abertas na esfera cível envolvendo o mensalão, um esquema ilegal de financiamento político organizado pelo PT para garantir apoio no Congresso a Lula logo após sua chegada à Presidência em 2002.

Dirceu, Delúbio e Genoino já foram responsabilizados na esfera criminal. Dirceu foi condenado a 4 anos e 8 meses de prisão. Depois, a sua pena foi extinta com base em um indulto recebido em 2016.

Genoino foi condenado em 2012 pelo STF (Supremo Tribunal Federal) com pena inicial de 6 anos e 11 meses, depois reduzida para 4 anos e 8 meses. Ele foi preso em 2013 e teve pena também extinta em 2015. Delúbio também foi condenado no STF, preso e depois beneficiado com indulto em 2016.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Gás do Povo começará recarga gratuita de botijões de gás em 24 de novembro

Implementação será gradual e, nesta primeira etapa, a previsão é atender 1 milhão de famílias em dez capitais das...

INSS cria regra para devolver descontos indevidos a herdeiros de aposentados já falecidos; veja a regra

A medida atende casos ligados à fraude revelada pela Operação Sem Desconto, deflagrada em abril deste ano, Segundo o...

Polícia do Rio desarticula rede que vendia celulares roubados em 11 estados

Homem identificado como Alan Gonçalves oferecia curso online em que ensinava a desbloquear aparelhos roubados. Um desafio de Segurança Pública,...

Brasil recebe primeiro lote de insulina glargina para diabetes tipo 2

Medicamento será oferecido pelo Sistema Único de Saúde O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve nesta segunda-feira (17) em Guarulhos...
spot_img

Pai suspeito de estuprar filha se esconde por 8 dias na mata, é capturado, mas acaba solto no Piauí

Delegado afirma que suspeito foi liberado porque não havia flagrante nem mandado de prisão. Um homem suspeito de estuprar a...

Energia solar: consumidores denunciam cobrança de ICMS mesmo após suspensão de taxa

SEFAZ diz que está cobrando pelo uso do sistema de distribuição e não pelo que é injetado na rede...
spot_img

Posts Recomendados