TCE-PI alerta 111 prefeituras e 80 câmaras por falta de relatórios fiscais

-

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) emitiu um alerta a gestores municipais após identificar que 111 prefeituras e 80 câmaras municipais deixaram de publicar relatórios fiscais obrigatórios previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O levantamento foi feito pela Divisão de Apoio ao Jurisdicionado (DAJUR), com dados apurados até 12 de fevereiro de 2026. Segundo o Tribunal, os municípios não divulgaram, total ou parcialmente, documentos referentes ao encerramento de 2025 que deveriam ter sido publicados até o dia 30 de janeiro deste ano.

A obrigação está prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), que determina a divulgação periódica de relatórios que mostram como o dinheiro público foi arrecadado e gasto.

Entre os documentos que não foram publicados por parte dos entes estão o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), referente ao sexto bimestre de 2025, e o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), relativo ao terceiro quadrimestre ou ao segundo semestre do ano passado.

Esses relatórios detalham informações como receitas, despesas, gastos com pessoal, dívidas, investimentos em saúde e educação, além do cumprimento dos limites fiscais. Na prática, são instrumentos que permitem à população acompanhar a situação financeira de cada município.

De acordo com a auditora Liana Melo, diretora de Fiscalização de Gestão e Contas Públicas do TCE-PI, a publicação dentro do prazo legal é essencial para garantir transparência e permitir o controle social sobre as contas públicas.

A lista com os municípios que apresentam pendências consta nos anexos divulgados pelo Tribunal . Entre eles estão cidades de diferentes portes, incluindo a capital Teresina.

O TCE-PI alerta que o descumprimento pode gerar consequências. Além das sanções previstas na própria Lei de Responsabilidade Fiscal e possíveis restrições junto ao Governo Federal, o Tribunal pode aplicar multas, determinar bloqueio de movimentações bancárias e até considerar a irregularidade na análise das contas anuais dos prefeitos e presidentes de câmaras.

O órgão orienta que os gestores regularizem a situação com urgência, para evitar o agravamento das penalidades.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Educação de Jerumenha informa que pais não precisam comprar materiais de uso coletivo nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação de Jerumenha divulgou, neste domingo, 22 de fevereiro, um comunicado oficial informando a ocorrência...

Heineken anuncia 7 mil demissões e fecha fábrica no Ceará

Na sede da empresa, em Amsterdã, quase 25% da equipe local será desligada. A Heineken anunciou a demissão de aproximadamente...

Câmara de Bertolínia está entre os municípios alertados pelo TCE-PI por não divulgar relatórios fiscais

TCE-PI aponta que 111 prefeituras e 80 câmaras municipais, incluindo Bertolínia, deixaram de divulgar documentos essenciais para a transparência...

Wellington Dias concede entrevista ao programa Poder em Foco e comenta sobre mudança de ministério

Ministro destaca intensificação no combate a fraudes no Bolsa Família para garantir justiça social e proteger beneficiários reais O programa...

Remédio provoca vício em jogos e sexo em centenas de pessoas

A BBC obteve relatos de mais de 250 pessoas sobre os efeitos colaterais de comportamento impulsivo associados a medicamentos...

Prefeituras piauienses precisam declarar gestão de resíduos sólidos até 30 de abril para receber verba federal

O cadastro é feito diretamente na plataforma digital do Sinir e exige que os municípios detalhem como realizam a...

Após ataque cibernético, Ministério da Saúde diz que recuperou registros de vacinação

O Ministério da Saúde afirmou neste domingo (12) que...

Imepi fiscaliza mais de 600 empresas na região Centro-Norte do Piauí

A ação foi realizada em parceria com o PROCON...

Você também pode gostar
Recomendado para você