Tenha internet mais rápida em casa com estes truques

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Decidiu trabalhar a partir de casa mas confrontou-se com uma velocidade de internet que não acompanha o seu ritmo de teletrabalho? Saiba como resolver esse problema.

De repente, pais e filhos estão todos ligados à internet da casa, ao mesmo tempo, cumprindo finalidades diferentes. Ver uma série em streaming no computador deixou de ser simples, fazer download de um vídeo exige, atualmente, mais paciência e ter reuniões por Zoom, com a ligação sempre caindo, pode ser mesmo um inconveniente.

Imagem – Reprodução

A boa notícia é que há uma quantidade razoável de truques simples para voltar a acelerar a internet, sem que precise sequer de perceber muito do assunto.

Se a velocidade coincidir com o contrato mas não com a sua expectativa, experimente os dez truques que a ENTREPORTAS Imobiliária partilhou.

1. Reiniciar o router com frequência

Quase ninguém o faz, mas devia: Desligar o router durante a noite. Às vezes, resolver a lentidão da internet é tão simples quanto isto. Um router que nunca é desligado é um router que vai aquecer muito e enfraquecer o sinal Wi-fi. 

2. Verificar a posição do router

A localização do router deve depender do local que possui, seja uma casaa ou apartamento, térreo ou em andares, imóvel pequeno ou grande, e também da quantidade de aparelhos que dele dependem. Isto porque a rede vai ficando cada vez mais fraca à medida que se for afastando do router. E quantos mais obstáculos o router tiver de enfrentar, como portas, paredes, cortinas, estantes, pior.

O ideal é o colocar o dispositivo no local mais central e mais alto da casa, para que as ondas de rádio por ele emitidas não encontrem barreiras. Também é importante que não fique instalado perto de eletrodomésticos ou telefones, uma vez que o sinal desses aparelhos interfere na ação do router.

3. Proteger a rede da utilização alheia

Descarregue uma daqueles aplicativos que lhe permitem saber, em determinado momento, quantos dispositivos estão ligados à sua rede. É o equivalente para saber se está sozinho em casa ou não. Tendo esta informação, pode bloquear o acesso aos aparelhos que não lhe pertencem.

4. Alterar palavra passe com frequência

Alterar a sua palavra passe é importante não apenas porque pode ser roubado, mas também porque os seus vizinhos podem ter contratualizado um acesso mais lento e, mesmo de forma inconsciente, estarem a se beneficiar do seu Wi-fi.

5. Melhorar o alcance do sinal do router

Se nada funcionar para tornar o desempenho da sua internet aceitável, pode equacionar comprar um segundo router, com mais alcance, ou então obter um dispositivo PLC (Power Line Communication), que basicamente vai usar a rede elétrica de casa em vez do router, para expandir o alcance do sinal.

6. Investir num amplificador de sinal

Há também quem opte por adquirir amplificadores de sinal Wi-Fi. Sublinhe-se que o amplificador de sinal faz diferenças em apartamentos duplex ou com muitas curvas, e em moradias com vários andares e paredes grossas.

7. Alterar o canal de ligação do router

O segredo passa por procurar um canal que possua o menor número possível de interferências. Se descarregar o aplicativo Wifi Analyzer (para android) ou o Network Analyzer (para IOS), vai receber a informação sobre qual o melhor canal para o seu router.

8. Gerir e hierarquizar aplicativos

Saiba que pode acessar ao QoS (Quality of Service) do seu router e programá-lo para dar preferência a determinadas atividades em detrimento de outras. Por exemplo, se está  trabalhando em casa, pode decidir que as videochamadas têm uma espécie de via verde em relação aos jogos online, por exemplo.

9. Ajustar antenas exteriores

Os router mais recentes têm apenas antenas interiores. Aqueles que são mais antigos têm também antenas exteriores. Depois de verificar qual é o seu caso, ajuste as antenas, que devem desenhar uma cruz, ou seja, uma na horizontal e outra na vertical. É a melhor disposição para ampliar o sinal. Se só tem uma antena externa, opte por comprar outra, porque vai sentir a diferença.

10. Verificar atualizações de programas

Finalmente, faça um check up doméstico ao seu computador, para perceber se tem periodicamente realizado as atualizações que vão sendo pedidas. 

POR NMBR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo do Estado inaugura escritório da Investe Piauí no coração financeiro de São Paulo

A representação na capital paulista permite um ambiente de negócios favorável para o estado no Sudeste do Brasil. O governador...

Adriana Sá anuncia que vai percorrer comunidades de Landri Sales para ouvir a população e montar seu plano de governo

Durante entrevista na Rádio Cidade Luz ela informou que o cronograma completo das visitas às comunidades será divulgado em...

Senado começa a discutir aumento de benefícios para juízes, promotores e defensores

Intenção é oferecer benesses a cada cinco anos de serviço público; impacto aos cofres públicos é de R$ 42...

PT e PL entram com recurso no TSE para cassar mandato de Sergio Moro

As siglas decidiram mover ações, visando evitar a jurisdição da Justiça Eleitoral do Paraná. O Partido Liberal (PL) e a...
spot_img

TCU mantém condenação e ex-prefeita de Uruçuí tem que devolver R$ 188 mil aos cofres públicos

"PAGAMENTO DE DESPESAS NÃO COMPROVADAS" Os ministros da 1ª Câmara do Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitaram o mérito...

Wellington Dias detalha o Programa Acredita no Primeiro Passo, lançado pelo presidente Lula

Voltado para o público do Cadastro Único, eixo da iniciativa lançada nesta segunda-feira (22.04), no Palácio do Planalto, deve...
spot_img

Posts Recomendados