A medida é adotada após a queda na procura registrada nos últimos dias.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, anunciou na manhã desta sexta-feira (04) que os centros de testagem Covid vão deixar de funcionar a partir da próxima semana.
Segundo o presidente da FMS, a testagem passará a ser realizada na Unidades Básicas de Saúde (UBS) que continuam com atendimento exclusivo para síndromes gripais, que ficam localizadas nos bairros Real Copagre (Norte), Planalto Uruguai (Leste), Gurupi (Sudeste) e Parque Piauí (Sul).
“Nos centros de testagem já teve uma baixa muito grande na procura, que nos permitiu durante o carnaval fazer a integração deles com as UBS que atendem covid. Essa semana seguirão integrados os dois serviços. Tanto a UBS covid como centro de testagem estarão no mesmo ambiente. Isso é possível devido a redução da procura”, destacou o presidente da FMS.
O centro de testagem exclusivo para servidores, que funcionava no Hospital Lineu Araújo, também já foi desativo após a queda na procura.
Reorganização
Ainda segundo Gilberto Albuquerque, nas próximas semanas a rede hospitalar da capital também deve passar por uma reorganização. As mudanças também são motivadas pela queda nos indicadores da pandemia em Teresina.
Até o final do mês de março, a expectativa é que todas a Unidades Básicas de Saúde voltem ao padrão original de atendimento, voltado para as ações da atenção básica e saúde da família.
Já o hospital do Monte Castelo, atualmente exclusivo para atendimento de síndromes gripais, deve passar a ter atendimento híbrido.
Com informações do Cidade Verde