Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Tribunal de Contas do Piauí faz alerta a municípios para combater gastos excessivos com Carnaval

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Caso a contratação de bandas e estruturas para as festas seja considerada “ilegítima” prefeitos e gestores poderão ser punidos.

O Tribunal de Contas do Piauí emitiu um alerta a prefeitos de todo o estado para combater o gasto excessivo de gestores com a realização de festas durante o período de carnaval. Segundo o órgão, caso os gestores comprometam serviços essenciais ou estejam inadimplentes com o pagamento de qualquer benefício aos servidores das cidades, a contratação de bandas e estruturas para as festas será considerada “ilegítima” e poderá gerar punição aos prefeitos.

O documento publicado pelo Tribunal de Contas atende a uma sugestão da diretoria de fiscalização de gestão e contas públicas. Pelo texto o presidente do TCE, conselheiro Kennedy Barros, determina que sejam expedidos alertas ao prefeitos e demais gestores municipais e estaduais no âmbito do Estado do Piauí quanto a gastos com eventos festivos e contratação de bandas artísticas. O aviso será apreciado nesta quarta-feira, dia 31, em sessão administrativa da Corte de Contas.

No alerta o TCE sustenta que “o custeio de eventos festivos, a contratação de bandas artísticas e shows com dispêndio do erário, poderão configurar despesa ilegítima se comprometer o resultado da gestão pública, em detrimento da oferta de serviços públicos essenciais, tais como os de saúde, educação, segurança e saneamento, assim como eventual inadimplemento regular de fornecedores”, afirma.

Em outro ponto o documento alerta que a despesa com festejos e shows poderá também ser considerada ilegítima na hipótese do ente federado estar inadimplente com o pagamento de quaisquer direitos ou benefícios remuneratórios de servidores públicos do quadro ativo ou inativo, bem como esteja em atraso no pagamento de eventuais fornecedores de bens e serviços devidamente contratados.

Falta de repasse à previdência

Na manifestação o Tribunal de Contas do Piauí faz outro alerta, de acordo com o órgão “a despesa com festejos será considerada ilegítima se os entes tiverem deixado de repassar à previdência social, no prazo e forma legal, as contribuições devidas em razão de seus servidores ou que se utilizarem de verbas de fundos vinculados por lei para alcançar finalidade vedada”

As eventuais irregularidades e a realização de despesa ilegítima com a realização de festejos de qualquer natureza serão oportunamente apuradas em procedimentos e processos do TCE-PI.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo do Piauí inicia aulas do programa CNH Social Estudantil

Além das primeiras orientações, os estudantes já participarão das etapas iniciais do processo de habilitação, como a coleta de...

Observatório europeu aponta que junho de 2025 foi o 3º mais quente da história na terra

Mês registrou temperatura 1,30°C acima da média pré-industrial e foi só o terceiro, em dois anos, abaixo do limite...

Ação contra Orlando Crispim é rejeitada e Justiça mantém resultado da eleição em Manoel Emídio

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Justiça da 67ª Zona Eleitoral do Piauí decidiu, nesta terça-feira (08), pela...

Senador Marcelo Castro veta emenda sobre voto impresso

A urna eletrônica vem sendo usada desde 1996 e para o senador, a PL é um retrocesso para a...
spot_img

Alunos da EJA desenvolvem ações sustentáveis e destacam papel da educação ambiental em Jerumenha

Por Gleison Fernandes. Na noite da última terça-feira, 8 de julho, a Unidade Escolar Vicente Fonseca, em Jerumenha, realizou uma...

No Maranhão, prefeito que matou policial militar pede licença para ‘cuidados psiquiátricos’

O prefeito João Vitor Xavier alega que agiu em 'legítima defesa'. O afastamento é pelo período de 125 dias...
spot_img

Posts Recomendados