Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Uber pode ter de assinar a carteira e indenizar 10 mil motoristas no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Motoristas por aplicativos são explorados e não tem nenhum tipo de garantia de direitos trabalhistas.

Caso a decisão do juiz Maurício Pereira Simões, da 4ª Vara do Trabalho de São Paulo, se estenda outros estados, a Uber terá de assinar a carteira de trabalho de cerca de 10 mil motoristas vinculados à empresa no Piauí e pagar indenização por danos morais.

As ações judiciais de cobrança de direitos trabalhistas contra a Uber se espalharam por todo o país. Dados oficiais revelam que o Brasil tem hoje 1.660.023 pessoas trabalhando como motoristas ou entregadores por aplicativos.

O presidente da Cooperativa de Transportes por Aplicativo no Piauí, Érico Luiz da Luta, informa que existem atualmente uns 10 mil motoristas que trabalham por aplicativos no estado, a grande maioria com vínculos com a Uber.

Manifestação

No dia 14 de maio deste ano, os motoristas por aplicativo de todo o Brasil realizam um dia de manifestação contra as empresas UBER e 99. Naquele dia, no Piauí, pararam suas atividades cerca de 10 mil profissionais que trabalham com o transporte por aplicativo em todo o estado.

Todos reclamam direitos trabalhistas e de grande jornada de trabalho para obter ganho financeiro para sustentar suas famílias. Na manifestação de maio, entre as reivindicações da categoria estavam a atualização do valor mínimo do km rodado, para R$ 2,50, e a fixação de uma tarifa máxima de 15% para as corridas.

No Piauí, os trabalhadores por aplicativo reivindicavam também que o Governo do Estado a isentasse todos eles do pagamento de IPVA e que a Prefeitura de Teresina delimite zonas de embarque e desembarque em toda a Capital.

Naquela ocasião, Érico Luiz disse que os motoristas por aplicativo atuam no Piauí desde 2016 e, desde então, cobram uma regulamentação para a profissão.

“Por não ter regulamentação somos considerados invisíveis e ficamos sem a prioridade na vacina contra a Covid-19 e éramos trabalhadores da linha de frente e muitos foram atingidos pela doença. Também não recebemos auxílio e nem qualquer incentivo por parte do poder público”, explica o presidente.

Decisão em São Paulo

Na quinta-feira passada (14), o juiz Maurício Pereira Simões, da 4ª Vara do Trabalho de São Paulo, condenou a Uber a contratar todos os motoristas ativos em sua plataforma, além de pagar R$ 1 bilhão em danos morais coletivos. A decisão foi resposta a uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Para o juiz, a empresa sonegou direitos mínimos, deixou colaboradores sem proteção social e “agiu dolosamente no modo de se relacionar com seus motoristas”.

O magistrado afirmou que as provas constantes nos autos demonstram que a Uber agiu de forma planejada, com o objetivo de não cumprir a legislação trabalhista, previdenciária, de saúde e assistência.

Ainda segundo o juiz, a empresa se omitiu em suas obrigações, mesmo quando tinha o dever constitucional de observar as normas. Foi dado um prazo de seis meses, após o trânsito em julgado da ação, para que a empresa assine a carteira profissional de todos os motoristas.

Maurício Simões determinou, ainda, que todas as futuras contratações sigam essa diretriz. Cabe recurso à decisão.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Nova proposta defende cota de trabalho para quem já cumpriu pena no Piauí

A expectativa é que a Secretaria de Segurança incorpore o projeto-piloto. O Ministério Público do Trabalho se reuniu com representantes...

STF forma maioria para condenar mulher que pichou estátua da Corte com batom

A cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos depredou um monumento utilizando uma frase dita pelo ministro Barroso após as eleições...

Prefeito Jesse James e equipe de saúde de Guadalupe participam de evento da Sesapi que discute avanços no SUS

Por Gleison Fernandes. A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) realizou, nos dias 24 e 25 de abril, o Encontro...

Sefaz assina carta de intenção com o Sebrae em busca de soluções inovadoras

Iniciativa quer conectar a Sefaz a startups para resolver desafios e melhorar a gestão pública. A Secretaria da Fazenda (Sefaz)...
spot_img

Velório do médico Lasaro Laignier será em Altamira, no Pará

O médico foi encontrado morto no início da noite dessa quinta-feira (24), em sua chácara na localidade Bem Quer. O...

Alexandre Padilha aplica doses de vacinas contra Covid-19 e Influenza em Wellington Dias

Ministros reforçam campanha de vacinação com aplicação simbólica de doses A Esplanada dos Ministérios reforça movimento por adesões a vacinação....
spot_img

Posts Recomendados