Varíola dos macacos afeta mais jovens de 20 a 29 anos no Piauí; Sesapi treina equipes para diagnosticar doença

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O secretário Saúde, Neris Júnior, explicou que o estado segue em alerta para identificar e isolar novos casos. A Sesapi se prepara, principalmente no sentido de identificar o vírus, a fim de evitar o agravamento da doença no Piauí.

O Piauí tem 10 casos confirmados de infecção pelo vírus monkeypox, também conhecido como “varíola dos macacos” ou  “varíola dos roedores”. Do total, 8 dos 10 casos foram diagnosticados em jovens com idade entre 20 a 29, a maioria do sexo masculino. As informações são do Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), com dados atualizados até este domingo (25). 

Ainda no estado, outros casos do vírus foram identificados em pacientes na faixa etária dos 30 e 40 anos.  

Dos 10 pacientes que já foram confirmados no Piauí, apenas uma mulher foi acometida pela doença. 

A maior parte dos pacientes diagnosticados foram identificados na região conhecida como “Entre Rios”, ou seja, aquela que compreende a capital, Teresina. No local, 38 casos seguem em investigação, oito foram confirmados e 26 foram descartados. 

Feridas na pele é um dos principais sintomas do Monkeypox (Foto: Divulgação)

Veja aqui a distribuição de casos por cidade: 

  • Parnaíba (1)
  • Teresina (8)
  • Batalha (1)

Em todo o estado, 63 casos seguem em suspeita, sendo que 54 já foram descartados como pacientes infectados pela monkeypox. 

SESAPI TREINA EQUIPES PARA DIAGNOSTICAR DOENÇA 

O  secretário Saúde, Neris Júnior, explicou que o estado segue em alerta para identificar e isolar novos casos. A Sesapi se prepara, principalmente no sentido de identificar o vírus, a fim de evitar o agravamento da doença no Piauí. 

Secretário Saúde, Neris Júnior Foto: Renato Andrade

Para tanto, a secretaria tem feito treinamentos com as equipes do sistema de atendimento básico nos municípios do interior para que realizem o “diagnóstico diferencial” da monkeypox. Ou seja, diferenciar o vírus de outras doenças, cujos sintomas são semelhantes e podem ser confundidos com a nova varíola. À exemplo, estão erupções cutaneas provenientes da herpes, sífilis primaria ou secundária ou reações alérgicas na pele. 

“Estamos fazendo o treinamento das nossas equipes para que possam estar fazendo, principalmente o diagnóstico diferencial, o que seria a varíola dos macacos, que agora se chama varíola dos roedores, e estamos fazendo essa orientação, sobre a coleta do material e acompanhamento dos pacientes suspeitos, isolamento, até a confirmação do caso”, explicou o gestor. 

Para Neris Júnior, o Governo do Estado esteve preparado para a doença desde primeiro caso confirmado. Na avaliação do secretário, a melhor forma de combate à doença, no momento, é munir a população com informações sobre este novo vírus.

“Esperávamos que não tivéssemos era nenhum número [de caso confirmado], que é o ideal, mas, a partir do primeiro caso, a Secretaria Estadual de Saúde já estava em alerta, tanto para os casos confirmados, quanto para os casos suspeitos, sempre orientando”, acrescentou.

SÍNTOMAS E DIAGNÓSTICO

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, os sintomas da nova varíola, em geral, incluem sinais e sintomas como: Erupção cutânea ou lesões de pele, ínguas, febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.

Qualquer pessoa, de qualquer idade, que apresente início súbito de lesão em mucosas e erupção na pele aguda profunda e bem circunscrita, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo é considerada um caso suspeito.

O caso só é passível de confirmação, após resultado laboratorial “positivo/detectável” para varíola dos macacos por diagnóstico molecular (PCR em tempo real e/sequenciamento).

Por Paula Sampaio/Cidadeverde.com

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Regiões Norte e Nordeste têm maior número de domicílios com insegurança alimentar

Mais de 60% da população não tem acesso permanente à alimentação adequada nessas regiões, aponta pesquisa do IBGE. Os moradores...

Adeus ao carro elétrico: Tesla e outras fabricantes mudam seus planos

Afetados pelas baixas vendas dos carros elétricos, algumas fabricantes estão dispensando funcionários, enquanto outras estão revendo o investimento que...

Regulamentação da reforma tributária prevê 15 itens na cesta básica com alíquota zero

Definição dos produtos com alíquota zero privilegiou a alimentação saudável e os ingredientes culinários necessários para prepará-los. O Projeto de...

Júlio César diz que PSD quer uma das vagas de senador na chapa majoritária em 2026

O deputado já externou diversas vezes o desejo de concorrer ao Senado Federal em 2026 O presidente do Diretório Estadual...
spot_img

Prefeito Antônio Reis visita obras de reestruturação de escolas da rede municipal

O prefeito de Floriano destacou que em breve as escolas estarão finalizadas e sendo entregues às comunidades em excelentes...

Ministro dos Transportes visita rebaixamento da João XXIII e anuncia duplicações até Altos e Monsenhor Gil ainda em 2024

As obras irão contribuir com a melhor trafegabilidade na saída e entrada de Teresina, tanto pelo norte quanto pelo...
spot_img

Posts Recomendados