Vice da Câmara diz que povo precisa de ‘vacina, não de armas’ e acredita que polêmica vai parar no STF

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Eleito para o posto na chapa de Arthur Lira, que é aliado do Palácio do Planalto, Marcelo Ramos critica decretos editados por Bolsonaro para flexibilizar regras de compra e uso de armas de fogo pela população.

O vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), acredita que a decisão do presidente Bolsonaro que ampliou e facilitou o acesso da população a armas será barrado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos

Ramos, que foi eleito vice da Câmara na chapa do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), aliado do Palácio do Planalto, afirmou ao blog que não está falando pela instituição. Mas que “tem juízo” e é contra “conteúdo e forma” da decisão de “armar a população”.

Ao blog, ele disse que há “um uso da questão do CACs [sigla para colecionadores, atiradores e caçadores] para dissimular o desejo de armar a população”. “O povo não precisa de arma, precisa de vacina”, afirmou.

Leia mais

Na última sexta-feira (12), o presidente da República assinou quatro decretos que modificam atos anteriores editados por ele mesmo, como mostra o vídeo abaixo. A flexibilização no uso e na compra de armas foi uma das principais promessas de campanha do presidente e uma das principais causas defendidas por ele ao longo do mandato.

Decretos são atos do presidente da República que devem regulamentar leis. Por isso, não passam pela aprovação do Congresso. No caso, Bolsonaro afirma que está regulamentando o Estatuto do Desarmamento, aprovado em 2003. As novas regras passam a valer em 60 dias.

“Acho que esta história vai acabar sendo resolvida pelo STF, cada vez mais estamos transferindo as questões legislativas para a Corte”, critica Marcelo Ramos.

Entre outros pontos, os decretos:

  • aumentam o número de armas que um cidadão comum pode adquirir;
  • ampliam o número de categorias profissionais que têm direito a comprar armas e munições controladas pelo Exército;
  • flexibilizam a comprovação de aptidão psicológica para colecionadores, atiradores e caçadores (CACs);
  • mudam as regras de munição e armas para os CACs.

Os novos decretos de Bolsonaro sobre armas também foram alvos de críticas de entidades da área de segurança pública.

No domingo (14), nas redes sociais, Ramos disse que Bolsonaro exacerbou sua competência e que o presidente pode discutir sua pretensão, mas encaminhando projeto de lei à Câmara.

Por Andréia Sadi

Cobre os bastidores de Brasília para o Jornal Hoje (TV Globo) e na GloboNews. Apresenta o Em Foco (GloboNews) e integra o Papo de Política (G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Servidores da Prefeitura de Guadalupe participam do Curso sobre Licitações e Contratos promovidos pela APPM

A prefeita Neidinha Lima investe na atualização e formação de seus colaboradores, principalmente no que se refere às novas...

Qual o ovo mais saudável? Caipira, branco, orgânico ou de galinhas livres

Alimento garante saciedade, ajuda na formação dos músculos, protege os olhos e ainda favorece o funcionamento cerebral Rico em proteínas...

Piauí recebe primeiras doses da vacina contra a dengue; veja cidades

21 mil doses para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos serão divididas entre 31 cidades do Território...

Com cerca de 98% da capacidade do Lago de Boa Esperança já ocupada, a Chesf aumenta novamente a vazão em Guadalupe

Atualmente, o Reservatório de Boa Esperança encontra-se com 97,69% de seu volume útil. Com as recentes chuvas na Bacia do...
spot_img

Reajuste do transporte intermunicipal deve ser suspenso no Piauí

Medida foi uma das resoluções aprovadas durante a audiência pública na Alepi. A segunda parcela do reajuste na tarifa do...

Rafael Fonteles sanciona Lei de incentivo à doação e transplante de órgãos no Piauí

A medida do Executivo Estadual promove a discussão, o esclarecimento científico e a desmistificação do tema no estado. Foi sansionada...
spot_img

Posts Recomendados